Colegas do sargento da cavalaria da de Mato Grosso do Sul, Ricardo Lopes Paulino, encontrado morto na noite deste domingo (16), afirmam que o sargento era reservado, motivo pelo qual não teriam notado que estaria passando por algum problema. O velório aconteceu nesta segunda-feira (17) no cemitério Jardim das Palmeiras.

PM era considerado reservado e amigos dizem estar surpresos com morte
Foto: Leonardo de França.

O cortejo para o enterro foi feito com o cavalo com o qual o sargento trabalhava. Em cima, as botas do policial. “Uma homenagem que representa que o espirito dele se faz presente”, disse o comandante da cavalaria, Guilherme Dantas Lopes. O comandante lembrou que Paulino era uma pessoa tranquila e sempre disposta. “Ele não se abria muito e não sabíamos que estava com problemas graves”, lamentou.

Paulino trabalhava na cavalaria com cerca de 40 policiais. “Uma equipe pequena, num ambiente mais leve e tranquilo”, ressaltou. Os colegas afirmam que dentro da unidade não existe relato de problemas que Paulino estaria passando e ressaltam que ele sempre foi tranquilo. “Fomos pegos de surpresa com a notícia da morte e não sabemos o motivo pelo fato dele nunca se abrir muito”, disse o 1º Sargento da Luiz Antônio Neto .

Os colegas ainda contam que pela profissão seria mais difícil o policial relatar o problema e pedir ajuda, já que se tornam pessoas mais fechadas nos ambientes de trabalho. O militar foi encontrado morto com tiro na boca e a Polícia Civil trabalha com hipótese de suicídio.

Em nota, a PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) lamentou a morte de Paulino, que estava na PM há quase 16 anos. Ele ingressou em 2003 e em 2013 foi promovido a cabo. Em seguida, ficou em terceiro lugar no curso e foi promovido a sargento no ano de 2018.

O comandante-geral da corporação, coronel Waldir Ribeiro Acosta, lamentou o ocorrido, prestou solidariedade aos familiares e destacou os serviços prestados. “O militar atuou brilhantemente representando o Estado em três edições da Força Nacional de Segurança Pública, marcadas por muito esforço e dedicação ímpares em prol da Segurança Pública e pelo intenso combate à criminalidade”.

Atualmente ele servia no Esquadrão Independente de Policiamento Montado, e nesta terça-feira (18) completaria um ano na graduação de sargento. O sargento Paulino, nasceu em 24 de maio de 1976,  deixa a mãe, o irmão e três filhos.