Começa a funcionar na segunda-feira (06), em , a 427 quilômetros de , um laboratório especializado na análise e identificação de substâncias entorpecentes. A unidade vai acelerar o trabalho pericial e auxiliar no andamento dos inquéritos de tráfico de drogas em uma área estratégica, localizada na fronteira com a Bolívia, uma das principais rotas do .

Conforme já noticiado,o laboratório vai diminuir o fluxo do Ialf (Instituto de Análises Laboratoriais Forenses) de Campo Grande, que mensalmente realizava de 40 a 50 exames com amostras vindas de Corumbá, e que agora poderá se dedicar a outros procedimentos. Atualmente, os laudos eram feitos só na Capital e em Dourados.

Segundo a perita criminal Glória Setsuko Suzuki, coordenadora-geral de perícias de Mato Grosso do Sul, o laboratório vai funcionar na Unidade Regional de Perícia e Identificação, com um aparelho infravermelho que é capaz de detectar substâncias ilícitas. “O dispositivo é fruto de convênio com a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública)”, disse em recente entrevista.

Entre as atribuições, a nova unidade poderá realizar exame toxicológico definitivo em drogas proscritas como maconha, haxixe, Skank, óleo de maconha, pasta base, coca base, cocaína, cloridrato de cocaína, crack e em amostras, porções, objetos e “materiais diversos apreendidos relativos a infrações penais”.

Também irá expedir laudos periciais, pareceres técnicos, laudos complementares e ofícios, desenvolver pesquisas no campo das ciências forenses e ampliá-las, a fim de sugerir a implantação de novas técnicas e métodos de trabalho e realizar projetos e pesquisas que auxiliem na prevenção do uso de drogas.