Foi publicado no Diário Oficial de desta quarta-feira (29), ao afastamento dos outros dois guardas municipais presos acusados de obstrução da Justiça, no caso do colega de farda que foi flagrado com um avaliado em R$ 200 mil em uma casa no Monte Líbano.

Foi determinado a instauração de procedimento administrativo contra Rafael Antunes Vieira e Robert Vitor Kopeski para apurar irregularidades funcionais cometidas pelos servidores. No dia 22 deste mês, foi determinado a instauração de um PAD (Procedimento Administrativo) contra Marcelo Rios. A determinação do PAD foi publicada no Diário Oficial, sendo assinado pelo Secretário Especial de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, que determinou que sejam apuradas as irregularidades funcionais cometidas pelo servidor. Com o fim do processo administrativo o guarda municipal deverá ser demitido.

Nesta terça-feira (28), os três guardas já estavam no Centro de Triagem de Campo Grande. Os dois colegas de Marcelo estavam coagindo testemunhas do caso. Segundo testemunhas ouvidas na investigação sobre a origem e uso do armamento, o grupo atuaria prestando serviços de escolta e ‘serviços de segurança'. Uma das suspeitas é de que as armas estariam ligadas a recentes crimes de pistolagem em Mato Grosso do Sul. Outros dois guardas municipais foram presos, na última quinta-feira (23) por obstrução da Justiça. Eles estavam coagindo testemunhas do caso.

Marcelo foi preso ao ser abordado por policiais do na rua Rodolfo José Pinho. Com ele, os agentes encontraram pistola e munições.

Já em uma casa, no bairro Monte Líbano, foi encontrado um arsenal de grosso calibre avaliado em mais de R$ 200 mil. Ao todo, foram encontradas quatro carabinas 556, 11 pistolas nove milímetros, uma arma calibre 12, outra arma longa calibre.22, um revólver 357, quatro pistolas .40, um calibre 380, uma pistola calibre 22, além dos dois fuzis AK47 e equipamentos.