Uma mulher de 37 anos procurou a Delegacia de Polícia em , na tarde dessa segunda-feira (2), após cair em e perder pouco mais de R$ 1.400. Ela realizou a transferência bancária e só depois se deu conta que havia caído em um golpe.

Conforme informações do boletim de ocorrência, a vítima conta que recebeu uma mensagem por volta das 12h45 de uma pessoa que se identificou como sendo seu colega de trabalho.

Na mensagem o suposto colega pedia um empréstimo no valor de R$ 1.490 e passou uma conta em nome de outra pessoa para que o depósito fosse feito.

Sem perceber que se tratava de um golpe, a vítima informou que que realizou a transferência bancária. Após transferir o dinheiro ela acabou ligando para o colega informando sobre a transferência da quantia.

Ao ligar, o mesmo informou que seu Whatsapp havia sido clonado e que não era ele quem estava solicitando dinheiro. O caso foi registrado como .

Fique atento

Se receber uma mensagem de um amigo ou empresa pedindo algo fora do comum, ligue para eles e cheque se a demanda é real.

É importante, ainda, analisar os aspectos da mensagem: procure por elementos como erros de gramática e ortografia ou troca de letras – eles indicam que pode se tratar de um comunicado falso.

Por fim, considere sempre adicionar autenticação multifator aos apps: muitos aplicativos e smartphones oferecem soluções gratuitas aos consumidores para adicionar proteções às suas contas, como autenticação multifator, ou seja, será necessário um computador ou smartphone e uma mensagem de celular para que o acesso seja validado. Aposte nessas estratégias para reforçar a segurança das informações.