Dois mandados de prisão e quatro de busca e apreensão foram cumpridos em Mato Grosso do Sul na operação “Bad Family”, deflagrada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (17). Edson Ximenes Pedro, produtor rural nascido em , distante 392 km de Campo Grande, é apontado como líder da organização criminosa que supostamente abastecia comércio de drogas e armas em favelas da capital fluminense e no Espirito Santo.

As diligências começaram às 6h desta quinta-feira (17) e mobilizaram agentes do SIG de Dourados, Defron, Derf e Denar de Campo Grande. Segundo o delegado Rodolfo Daltro, os crimes envolveriam traficantes da região da fronteira com o Paraguai, Dourados e Campo Grande. Provas e munições de uso restrito foram apreendidas.

Ao todo, 19 mandos de prisão preventiva e 18 de busca e apreensão foram cumpridos. Conhecido como “pelincha”, Edson Ximenes é acusado de ser um dos principais concorrentes de Marcelo Pinheiro Veiga, o Marcelo Piloto, preso em 2017 no Paraguai e extraditado para o Brasil em dezembro de 2018.

Segundo a polícia fluminense, a movimentava R$ 200 milhões por ano e fornecia até duas toneladas de maconha e 500 kg de cocaína por dia a facções criminosas do Rio de Janeiro e Edson utilizaria fazendas para macular a entrada e distribuição de armas e munições.

A quadrilha acusada de fornecer drogas, armas e munições aos complexos do Alemão, Maré, Lins e Jacaré, no Rio de Janeiro. Foragido desde que progrediu do regime semiaberto, Edson já havia sido preso em 2013 pela Polícia Federal e cumpriu pena por tráfico de drogas e associação criminosa para o tráfico. Ximenes contaria com o auxílio direto de sua esposa, irmãos e cunhado na execução dos crimes.