Joseilton de Souza Cardoso foi absolvido sumariamente do crime de cometido contra o pedreiro Adilson Ferreira dos Santos, de 23 anos, no dia 24 de setembro de 2017. O crime aconteceu durante um show sertanejo no estacionamento do Shopping Bosque dos Ipês após os dois se envolverem em uma briga na fila do banheiro.

A decisão foi publicada na quinta-feira (15), com base no artigo 25 do Código Penal “Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.”. A defesa de Joseilton tinha entrado com pedido de absolvição sumária em julho, alegando a legítima defesa.

Segundo os advogados, no dia do crime o autor era agredido por um grupo de pessoas e ele utilizou “do único meio que podia naquele instante”. Ainda conforme a defesa o agente era agredido por uma pessoa forte e que fez apenas um disparo com a arma de fogo. Os advogados alegam que Joseilton se identificou como agente federal e mostrou a arma à vítima, mas as agressões continuaram.

Na audiência em agosto de 2018, Joseilton chegou a dizer que “nunca tinha apanhado tanto na vida”. “Quando saquei a arma, não tinha intenção de atirar, queria que ele visse a arma e parasse de me bater, mas ele não parou. Não houve nenhuma lesão nele a não ser o tiro que eu dei. Por isso não foi uma briga, foi uma surra”, falou.

No dia do crime os dois envolvidos se desentenderam na fila do banheiro, ao fim do show. Eles entraram em luta corporal, quando o agente atirou, atingindo o tórax de Adilson que morreu no local. O agente federal tinha ido ao show para comemorar seu aniversário.