A execução de Richard Alexandre Lianho de 25 anos teria sido motivada pelo envolvimento dele com Naiara, que seria namorada de Leandro de Oliveira, de 26 anos, conhecido como HB20. O assassinato foi filmado na Cachoeira do Céuzinho.

Rafael da Silva Duarte de 23 anos é julgado nesta quinta-feira (12), em acusado de participar da execução, em fevereiro de 2017. Em depoimento Rafael negou qualquer envolvimento com o crime, e disse que apenas teria guardado as armas e facas a pedidos dos adolescentes que teriam participação na execução.

“Não imaginei que eles iam matar alguém”, disse Rafael no julgamento. Ele afirmou que teria emprestado o veículo Volkswagen Golf para os adolescentes a pedido de Leandro para dessem um susto em uma pessoa.

Mas acabou se contradizendo em depoimento mudando a versão falando que na verdade teria comprado o carro de HB20, mas que dias depois da negociação Leandro teria desistido e pedido o veículo de volta devolvendo o dinheiro.

No dia da execução, Leandro teria pedido para que Rafael fosse até a casa de um dos adolescentes para mexer na suspensão do carro. Ele teria ficado na residência, no Zé Pereira, e os garotos teriam deixado a casa com o carro.

Horas depois, eles teriam voltado pedindo para que Rafael guardasse as armas. A execução de Richard foi filmada e acabou viralizando nas redes sociais. Um perito criminal ouvido nesta quinta (12) no tribunal disse que é possível identificar pelo menos cinco vozes diferentes no vídeo, mas não há como saber de quem seriam.

Naiara teria sido intimada para prestar depoimento no julgamento desta quinta (12), mas não teve seu paradeiro localizado.

Execução de Richard

Richard Alexandre foi morto em fevereiro de 2017, e seu corpo encontrado na Cachoeira do Céuzinho. A execução foi gravada e compartilhada nas redes sociais. Nas imagens gravadas do crime, Richard, dá um aviso para quem faz parte da facção rival CV (Comando Vermelho), “ pra todo mundo, todo o CV que está aí, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, na penitenciária aí, na rua, pra sair tudo jogado que o que está acontecendo comigo pode acontecer como você também”.

São 74 segundos de gravação. Com as mãos amarradas, Richard, vestindo uma camisa azul faz a afirmação já citada, e na sequência, os homens que o seguram disparam pelo menos 4 tiros. Eles chutam o corpo caído e um dos homens aparecem cortando os braços com uma faca.

Morte de HB20

Leandro de Oliveira, de 26 anos, foi encontrado morto e carbonizado no aterro sanitário de Campo Grande, no Jardim Noroeste, também em fevereiro de 2017.

Tiago Maurício de Andrade, de 27 anos, o ‘Tinga', foi preso e confessou o crime. Ele revelou ter matado Leandro com pedradas e depois que a vítima já havia morrido, colocou o corpo embaixo de um colchão e pneus e ateou fogo. Para a polícia, ele disse apenas que tinha uma briga antiga com Leandro e, por isso, cometeu o crime. A investigação, no entanto, aponta que o caso está ligado com vingança e guerra entre facções criminosas.