Pular para o conteúdo
Polícia

Réu assume assassinato de Alceu Bueno e pega 21 anos após redução de pena

Outros dois foram condenados a 22 anos de prisão cada um e defesa deve apelar
Arquivo -

Outros dois foram condenados a 22 anos de prisão cada um e defesa deve apelar

​Elpídio Cesar Macena do Amaral,um dos condenados pelo roubo seguido de morte e ocultação do corpo o ex-vereador , assumiu o assassinato durante júri e foi condenado a 21 anos de reclusão em regime fechado pelos crimes, após redução de pena por confissão. Kátia de Almeida Rocha foi condenada a 22 anos e 2 meses e  Josian Edson Cuando Macena a 22 anos, pelos mesmos crimes.

A sentença foi proferida pela 6ª Vara Criminal de e o resultado do julgamento foi publicado nesta segunda-feira (10) no Diário da Justiça de Mato Grosso do Sul. O processo segue em sigilo, mas segundo a defesa de Josian, a advogada Valda Nóbrega, Elpídio assumiu durante julgamento que já estava em luta corporal com Alceu e já havia golpeado o ex-vereador com uma tábua de carne, quando Josian chegou.

Defesa de Josian respeita a decisão do Tribunal, mas deve apelar contra a sentença. Tese da defesa de Josian é de que ele não participou do latrocínio, porque não furtou nenhum objeto da vítima e não entrou na camionete para levá-la ao Paraguai como os outros fizeram                        

​”A perícia não encontrou vestígios de que o martelo foi usado por Josian para matar a vítima, ao contrário da tábua de carne que o Elpídio usou e que foi confirmado no laudo pericial. São nesses detalhes que a defesa vai se apegar para apelar, inclusive, em juízo Elpidio contou que quando Josian retornou da conveniência ele já estava em luta corporal com a vítima e já tinha golpeado com a tábua de cortar carne”, explicou Valda Nóbrega.

Jornal Midiamax tentou contato com a defesa da família do ex-vereador, que afirmou estar em reunião e se posicionar no fim da tarde. 

Entenda o crime

corpo de ex-vereador foi encontrado no dia 21 de setembro, carbonizado e com sinais de estrangulamento no Jardim Veraneio, em Campo Grande. Imagens de câmeras de segurança, de um condomínio que fica na região, gravaram o momento em que o corpo foi abandonado pelos suspeitos e em seguida queimado.

Foram dois meses e várias linhas de investigação até o Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros) chegar aos três suspeitos e concluir que o crime se tratava de um latrocínio.

Réu assume assassinato de Alceu Bueno e pega 21 anos após redução de pena

A intenção do suspeito, no princípio, era dar “uma reprimenda” no ex-vereador por conta do excesso de mensagens com a mulher. Mas com a convivência, Kátia percebeu que Bueno costumava andar com muito dinheiro e acabou contando para o amante e o comparsa, Josian.

Elpidio então armou o plano e pediu para a mulher marcar um encontro com o ex-vereador na casa que morava, no Jardim Seminário, onde os ele e o amigo ficariam esperando. Alceu teria sido morto no quarto de Katia, de acordo com a polícia, a golpes de martelo e de uma tábua de carne.

“O primeiro a atacar a vítima foi Josian Edson que o golpeou na cabeça por várias vezes fazendo uso de um martelo, na sequência recebeu ajuda de Elpídio Cesar que, da mesma forma, golpeou a vítima na cabeça fazendo uso de uma tábua de bater carne”, descreveu o delegado responsável pelo caso, Edilson dos Santos Silva. Ainda conforme a polícia, Alceu “agonizava” quando os suspeitos o enforcaram com a alça de uma bolsa.

O corpo foi carbonizado e em seguida o carro do ex-vereador, uma Land Rover Freenlander, foi levado por Kátia e Elpídio para Como não conseguiram vender, os suspeitos atearam fogo no veículo. No dia do crime a trio roubou R$ 600 de Bueno. Na época, o martelo usado no crime, ainda com vestígios de sangue, também foi apreendido pela polícia, que chegou a fazer a reconstituição do crime com os três suspeitos.

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Bolsa Família (Divulgação, Roberta Aline - MDS)

Bolsa Família inicia pagamentos de julho na sexta-feira; confira o calendário

Lucas Lucco e o pai são indiciados por suposto estelionato; saiba detalhes

Câmara aprova projeto que flexibiliza licenciamento ambiental

Homem é abandonado em hospital após ser esfaqueado por amigo durante briga em MS

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Lula lidera todos os cenários para 2026, diz pesquisa Genial/Quaest

Últimas Notícias

Transparência

Conselheiro afastado do TCE-MS, Iran pode ter bens penhorados por dívida de IPTU

Município entrou com ação de execução fiscal por dívida em apartamento de alto padrão em Campo Grande

Política

Lula veta aumento no número de deputados na Câmara

Proposta aumentaria em 18 cadeiras na Câmara dos Deputados

Cotidiano

Ciclo da água: estiagem em MS começa a reduzir níveis de rios na Bacia do Paraguai

Chuvas acima da média entre outubro de 2024 e abril de 2025 favoreceram a recuperação dos níveis nas regiões sul-mato-grossenses

Transparência

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

São mais de 200 ações que pedem indenizações de até R$ 150 mil