PM e Semu fizeram ações educativas em Campo Grande

A manhã deste 8 de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Polícia Militar em Campo Grande se uniu à Subsecretaria de Políticas Públicas para a Mulher para orientar e alertar as homenageadas. Ações de panfletagem e blitz educativa, com informativos sobre violência doméstica e assédio sexual, foram feitas na região central da cidade e no Aero Rancho.

A capitã Cleide Maria, do 10º Batalhão da PM disse ao Midiamax que, na blitz realizada ao lado do terminal Aero Rancho, na Avenida Gunter Hans, principalmente mulheres foram abordadas. Para elas, foram entregues panfletos com informações e alertas sobre violência doméstica e formas de denunciar.

“A intenção é mostrar para mulheres de todas as idades as formas como elas podem e devem denunciar e procurar a polícia em casos de violência doméstica”. Toda denúncia pode ser feita ligando para o 180 e o anonimato é garantido. O canal serve para vítimas e também para amigos e familiares que conheçam alguma mulher que sofre com a violência doméstica.

De acordo com a capitã, muitas mulheres não procuram a polícia e um dos focos da ação é mostrar que elas precisam sempre acionar a polícia, seja pelo 190, procurando a delegacia especializada ou via 180. “Hoje é um dia para refletir as conquistas que as mulheres já tiveram e as que ainda precisamos lutar”, disse a policial.

Além da blitz na rua, policiais e técnicas da Semu, como Ana José Alves, entregaram catálogos dentro do terminal de ônibus. Nos panfletos, orientações sobre assédio sexual, sofrido diariamente por muitas mulheres nos coletivos, nos terminais, nas ruas, no trabalho e até mesmo em casa.

As orientações mostram o que é o assédio sexual, como lidar e também mostram que a vítima pode e deve procurar a polícia. “Hoje não é só um dia de homenagens, é um dia de luta e de reflexão”, disse Ana José. Segundo ela, outras atividades serão realizadas durante todo o mês. Confira aqui a agenda.