Furtos e roubos ocorreram em evento de música sertaneja

No dia 25 de agosto de 2015 o ‘ Festival' – evento que leva diversos shows do gênero sertanejo universitário – terminou com 250 boletins de ocorrência registrados por furto e roubo. Isso porque, durante o evento, aconteceu o ‘maior arrastão' já registrado em Mato Grosso do Sul. Foram cerca de 400 celulares furtados e roubados durante a festa. Apenas em uma das delegacias, a Depac (Delegacia de pronto atendimento comunitário) Piratininga, dois dias após o show, 100 boletins foram gerados. Mais de um ano depois, as pessoas começaram a ser ressarcidas. É o que conta um dos advogados que atua nos casos, Stefano Alcova Alcantara.

Stefano representa mais de 20 pessoas que tiveram os pertences levados durante o evento. Do total, 15 já começaram a receber valores equivalentes aos objetos levados. Quem arca com os custos são 6 empresas, responsáveis por diferentes setores no evento: a Santo Show, que organizou o evento em Mato Grosso do Sul; Exprudiu Promoções Artísticas (detentora da marca Villa Mix); AudioMix (que ajudou a promover o evento); Sevitel Segurança e Vigilância (responsável pela segurança), Calila Administração e Comércio (administradora do Shopping Bosque dos Ypês, onde ocorreu o show) e TicMix Brasil, responsável pela venda dos ingressos.

“As informações que temos é que foram mais de 400 (pessoas lesionadas). Os processos estão em trâmite. Comigo, que já tem decisão, são umas 15 pessoas. Todas [empresas] estão pagando, são responsáveis. Eu incluí no polo passivo todas elas, segurança, administração do shopping”, conta o advogado.

“As pessoas registraram boletim de ocorrência, informando a gravidade e entraram em contato com as empresas, com a empresa organizadora, que foi a Santo Show. A Santo Show falou que não ia se responsabilizar pelos furtos, de modo que as vítimas tiveram que entrar com ação pra pedir reparação desse dano. Então, pela lei do consumidor, todas as empresas que organizaram o evento são responsáveis solidárias pelos danos causados às eventuais vítimas. Então por isso incluí no polo passivo”, complementou Stefano.

Investigação

Um dos maiores festivais de música do Brasil, o Villa Mix é realizado em diversas cidades do país. O evento de , que aconteceu no estacionamento do Shopping Bosque dos Ypês, atraiu cerca de 15 mil pessoas.

À época, a organização afirmou, através de nota, que o evento contou com a presença de 180 seguranças, mas que ainda assim, não conseguiram identificar os autores dos furtos. No comunicado enviado para a imprensa, a organização explicou que os seguranças foram distribuídos em pontos estratégicos da área interna do show, ou seja, no estacionamento do shopping Bosque dos Ipês, localizado no Parque dos Novos Estados. Além disso, foi informado que após a equipe de segurança ter conhecimento dos furtos, foram realizadas buscas extensivas para identificar os responsáveis pelos crimes, porém sem sucesso.

A investigação policial ficou nas mãos da Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos). Além dos casos em que os celulares foram tomados dos bolsos – o que qualifica o furto -, algumas pessoas disseram que foram abordadas por assaltantes armados com canivetes – roubo -. Outras também afirmam que estavam com o celular na mão, quando os suspeitos chegaram e tomaram o aparelho sem dizer nada. Em setembro de 2015, uma quadrilha presa em Goiânia (GO) com celulares furtados durante o festival na Capital Goiana, confessou para a polícia a participação no mesmo crime em Campo Grande.