Gilmar Mendes suspende transferência de Sérgio Cabral para Campo Grande
Ex-governador do Rio vai permanecer em Benfica
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ex-governador do Rio vai permanecer em Benfica
O ex-governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral vai permanecer na unidade prisional de Benfica, no Rio de Janeiro (RJ), onde cumpre pena por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu nesta terça-feira (31) a transferência do ex-governador para o presídio federal de Campo Grande, segundo informações do Estadão.
Na última segunda-feira (30), a defesa de Cabral impetrou Habeas Corpus no STF, pedindo liminar para mantê-lo na unidade prisional de Benfica. Na semana passada, no dia 23, o juízo da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro determinou a transferência de Cabral, preso desde novembro de 2016, para um presídio federal. A unidade escolhida foi a de Campo Grande e o Depen (Departamento Penitenciário Nacional) já havia sido notificado da transferência.
Contra essa decisão, a defesa de Cabral impetrou sucessivamente habeas corpus no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), que indeferiu liminar, e no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que rejeitou o trâmite da impetração. No STF, os advogados de Cabral reiteram a argumentação de que o ex-governador não apresenta risco para si ou para outros na cadeia pública onde se encontra, não está submetido a regime disciplinar diferenciado nem se envolveu em qualquer ato de violência durante o período de recolhimento.
Sustentaram ainda que Cabral, quando governador, se empenhou pela transferência de presos perigosos (líderes do tráfico e de milícias) justamente para presídios federais, e sua transferência para um desses estabelecimentos poria em risco sua integridade física e sua própria vida.
“O presídio federal de Mato Grosso do Sul, eleito para receber o paciente, abriga 10 criminosos oriundos do Rio de Janeiro, onde certamente estão alguns dos meliantes para lá transferidos por iniciativa ou provocação do ex-governador”, afirmaram os defensores.
Transferência
O pedido de transferência foi feito pelo procurador federal Sergio Pinel, que alegou falta de segurança no presídio de Benfica. Pinel considerou que Cabral, durante o interrogatório da Operação Lava Jato, comentou saber informações sobre a família do juiz da 7ª Vara Federal Marcelo Bretas, que trabalharia no setor de bijuterias, o que comprovaria que ele tem acesso a informações privilegiadas dentro da cadeia.
O desembargador Abel Gomes, do Tribunal Regional Federal da segunda região, negou na terça-feira (24) o pedido de liminar feito na segunda (23) pela defesa do ex-governador do Rio Sérgio Cabral que queria impedir a transferência dele para um presídio federal.
Condenação
Outra condenação do mesmo juiz impôs 45 anos e 2 meses de detenção por corrupção passiva. O juiz Sergio Moro foi o primeiro a condenar Cabral a 14 anos e 2 meses, também por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Novo presidente e diretores do Banco Central tomam posse
Nilton David assume o lugar que era de Gabriel Galípolo, o novo presidente
2024 foi o ano mais quente desde 1961 no Brasil e MS teve calor de 43°C
Mato Grosso do Sul atingiu temperaturas de 43,1°C e sensação térmica acima dos 46°C
Pela 2ª vez, detento ‘ouve vozes’ e mata companheiro de cela na Máxima
Autor do crime está preso por matar idosa e já assassinou outro colega de cela
Usuário poderá trocar de plano de saúde em caso de exclusão de hospital da rede
As mudanças fazem parte de um conjunto de novas regras da Agência Nacional de Saúde
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.