Pular para o conteúdo
Polícia

PF envia grupo de elite para apoio a investigação sobre morte de índio

Segundo a PF, o grupo vai garantir a tranquilidade no local 
Arquivo -

Segundo a PF, o grupo vai garantir a tranquilidade no local 

Policiais do COT (Comando de Operações Táticas), grupo de elite da PF (Polícia Federal), desembarcaram em , a 229 quilômetros da Capital, às 15h30 desta sexta-feira (17) para auxiliar nas investigações sobre o conflito entre índios e fazendeiros em . O grupo será responsável por garantir a ordem durante os trabalhos da perícia no local.

A equipe de Brasília, composta por 15 policiais armados, veio para Mato Grosso do Sul depois que um inquérito policial foi instaurado para investigar o conflito ocorrido entre os dias 12 e 15 deste mês, que resultou na morte do Cloudione Rodrigues, diversos feridos e ainda na agressão de três policiais militares.

O grupo, segundo a assessoria de comunicação da PF, deve garantir a “preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”, enquanto a perícia trabalha para apurar a materialidade e assim esclarecer o que de fato aconteceu na fazenda o “mais breve possível”.

A Polícia Federal ainda garantiu que com as investigações os responsáveis, independente de quem sejam, serão punidos.

Entenda

Os confrontos na região se agravaram depois do assassinato de Claudioni, de 26 anos. Na tarde desta terça-feira, três policiais militares chegar a ser feitos reféns, espancados, despidos e ainda tiveram gasolina jogada no corpo. Os índios chegaram a atear fogo na viatura dos militares e a tomaram suas armas, que só foram recuperadas no final da tarde de hoje.

Em uma nota de repúdio, a ABSSMS (Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul) afirmou que os policiais foram até a fazenda para apoiar uma equipe do Corpo de Bombeiros que socorria os índios feridos no confronto com os ruralistas, quando foram surpreendidos por um grupo de 15 pessoas.

Foi neste momento que os militares foram algemados e colocados deitados com o rosto voltados para o solo, enquanto a viatura era depredada. A situação foi contornada depois de duas horas, com a chegada de um pastor evangélico que atua na reserva indígena.

Do outro lado, uma índia que mora na aldeia afirmou para a imprensa que no mesmo dia outros índios foram assassinados pelos fazendeiros. Segundo ela, duas crianças estão entre as vítimas. “Tinha mais crianças entre as vítimas. Os fazendeiros enterraram duas crianças com uma pá carregadeira. Todo mundo que foi baleado estava dentro da aldeia”, alegou.

A acusação sobre o assassinado das crianças foi desmentida depois que a perícia encontrou motos enterradas no local apontado pela índia.

A mulher ainda alegou que nenhum índio ferido, oito ao total, estava na região que pertence aos fazendeiros na aldeia. “Vieram, atirando em direção à aldeia. Todas as vítimas estavam em território indígena e não na ”, diz.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Eventos desportivos no Mato Grosso do Sul: futebol, torneios de luta e estrelas locais

Temporal com fortes ventos derruba árvores em Bonito

Quatro são presos em flagrante e caminhão roubado no Paraná é recuperado

PF fecha mais de mil empresas clandestinas de segurança privada

Notícias mais lidas agora

Despachante que tenta delação sobre corrupção no Detran-MS é alvo de nova ação do MPMS

prefeitura iptu

Após escândalo envolvendo promotor do MPMS, prefeito de Nova Alvorada deve cumprir ‘recomendações’

Pé na areia em Campo Grande é real! Mar de Xaraés é inaugurado e vira novo ponto turístico de MS

Brindes corporativos estratégicos para empresas de Mato Grosso do Sul

Últimas Notícias

Trânsito

Acidente entre carreta e carro deixa motorista com graves ferimentos

Após o atendimento emergencial, ela foi removida ao Pronto Socorro

Esportes

Seleção de Vôlei bate República Checa e garante vaga nas oitavas do Mundial

O bloqueio brasileiro não conseguiu parar o ataque checo

Cotidiano

Corpo de jovem campo-grandense que se afogou no Rio Aquidauana é localizado

Era casado e pai de 2 filhas e sua esposa está grávida de mais um bebê

Polícia

VÍDEO: em segundos dupla furta moto estacionada no Chácara Cachoeira

No Bairro Chácara Cachoeira em Campo Grande, nesta segunda