Pular para o conteúdo
Polícia

‘Formiguinhas’ traficam 15 toneladas de drogas e entram na mira do DOF

Feriado de Natal teve quatro flagrantes no Estado
Arquivo -

Feriado de Natal teve quatro flagrantes no Estado

O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) dedicou atenção especial ao “tráfico formiguinha” no feriado de Natal. Embora seja uma modalidade de crime na qual pessoas são contratadas para transportar pequenas quantidades de drogas, já responde por 25% das 60 toneladas apreendidas durante o ano por essas equipes policiais com intensa atuação na fronteira de Mato Grosso do Sul.

Nesta terça-feira (27) o setor de comunicação social do DOF divulgou quatro ocorrências registadas da manhã de sábado (24) até a madrugada de segunda-feira (26). Nessas ocasiões, quase 30 quilos de entorpecentes foram apreendidos, sobretudo de maconha.

“Das mais de 60 toneladas de drogas apreendidas pelo DOF até o momento, estima-se que em torno de 15 toneladas foram apreendidas nessa modalidade de tráfico, onde o traficante contrata ‘mulas’ (pessoas), para fazer o transporte de pequenas quantidades através de ônibus, carro, motocicletas, bicicletas e ainda os famosos ‘caroneiros’, que ficam as margens das rodovias com pequenas cargas de droga, pedindo carona no intuito de camuflar a ação criminosa”, informa o DOF.

Nesse mesmo informativo, o comandante do Departamento, coronel Ary Carlos Barbosa, afirma que “esse tipo de crime, que ocorre com muita incidência e que pelas quantidades pequenas de droga dificulta a repressão pelos organismos policiais na fronteira, tem sido combatido com eficiência pelos policiais do DOF, que têm se especializado no combate a esse tipo de modalidade criminal através da rotina de cursos de especialização promovidos pela unidade, tornando desse forma a repressão muito mais ativa, gerando uma maior sensação de segurança a população e comunidade fronteiriça”.

CASOS RECENTES

Nesse feriado de Natal, de sábado até ontem, equipes do DOF apreenderam 28,5 quilos de maconha e 400 gramas de crack em quatro ocorrências.

“A primeira apreensão foi realizada na manhã do sábado (24), durante abordagem a um ônibus que fazia o itinerário X Dourados, pela MS 164. Os policiais abordaram o ônibus e acabaram por encontrar nas bagagens de uma adolescente de 17 anos, moradora na cidade de Antônio João/MS, 16 tabletes de maconha que totalizaram 15 quilos da droga. Segundo declaração da adolescente, ela trocou uma motocicleta pela droga na cidade de Antônio João e levaria para Dourados”, esclareceu o Departamento, que encaminhou o caso à Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira) da segunda maior cidade do Estado, distante 228 quilômetros de Campo Grande.

Também na véspera de Natal, abordagem a ônibus que fazia itinerário Coronel Sapucaia a Dourados, na MS-156, na região de Caarapó, flagrou uma adolescente de 17 anos com 8,5 quilos de maconha divididos em 8 tabletes que estavam escondidos em sua bagagem. Segundo o DOF, ela informou ter sido contratada para pegar a droga em Coronel Sapucaia e transporta-la até Campo Grande, serviço pelo qual receberia R$ 2 mil.

“No mesmo ônibus foram presos ainda, Maximiano Cavalheiro (26), Marcio Barbosa (18) e Roseli Ferreira (32), ambos moradores na reserva indígena Teykuê em Caarapó/MS, de posse de 5 tabletes de maconha, que totalizaram 5 quilos da droga. Os autores alegaram que a droga seria para consumo. Ambos os casos foram registrados como tráfico de drogas na delegacia de Caarapó/MS”, relatou o DOF.

No mais recente caso noticiado pelo Departamento de Operações de Fronteira, durante abordagem a um ônibus que fazia o itinerário Campo Grande a Naviraí, na madrugada de segunda-feira (26), 400 gramas de crack foram encontradas presas ao corpo de Fatima Aparecida Alvarenga, de 45 anos, moradora na cidade de /MS. Neste caso, segundo o DOF, a traficante relatou ter sido contratada por R$ 400 para transportar a droga de Campo Grande até Naviraí, onde para onde foi encaminhada presa após o flagrante de tráfico de drogas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Volpi marca gol de pênalti e Grêmio arranca empate com o Flamengo no Maracanã

Familiares de César pedem justiça por morte de César, atropelado em Corumbá

Foragidos da megaoperação contra o PCC entraram para a lista vermelha da Interpol; confira os nomes

Garoa ameaça, mas calor e baixa umidade persistem em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Colisão frontal termina com uma pessoa morta na MS-379 em Dourados

Últimas Notícias

Brasil

Em entrevista, Haddad critica EUA, defende isenção do IR e comenta prejuízos de estatais

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou a postura dos Estados Unidos em relação às negociações sobre o tarifaço aplicado contra produtos brasileiros. Ele voltou a relatar que o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, cancelou uma reunião previamente agendada com a alegação de “falta de agenda”, mas recebeu em seguida o deputado Eduardo Bolsonaro … Continued

Emprego e Concurso

Terminam na próxima quarta inscrições para vestibular da UFGD em 5 cidades de MS

Provas serão aplicadas em outubro

Mundo

ONU alerta para tortura em guerra entre Rússia e Ucrânia

Acordo de paz também precisa abordar reparação de vítimas

Esportes

Com atuação discreta de Neymar, Santos e Fluminense não saem do zero

Partida marcou a estreia do técnico argentino Vojvoda no comando do Santos