Multa foi de mais de R$ 20 mil 

Uma empresa de alimentos de , distante 427 quilômetros de Campo Grande, foi autuada nesta sexta-feira (23) por desmatamento, exploração de madeira irregular e incêndio.

Ao todo, os policiais constataram um desmatamento em 10 hectares medidos com GPS. Também foi verificada a exploração de madeira de derrubada das árvores do desmatamento ilegal.

Foram apreendidos 3m³ de madeira das espécies piúva e castelo, transformada em estacas para cerca. No momento em que a PMA chegou ao local, eram incendiados os restos vegetais do desmatamento nas leiras, envolvendo madeira grossa, o que é proibido, mesmo nos desmatamentos com autorização do órgão ambiental.

A empresa alimentícia tinha um recibo de compra e venda do lote, o que também é ilegal o que será comunicado ao Incra (Instituto Nacional de Reforma Agrária), para a possível retomada do lote.

As atividades foram interditadas. A empresa atacadista, importadora e exportadora de gêneros alimentícios, foi autuada administrativamente e multada em R$ 20.900,00. Os responsáveis responderão por três crimes ambientais e, se condenados, poderão pegar pena de três a seis meses de detenção pelo desmatamento; de seis meses a um ano de detenção pela exploração da madeira e; de dois a quatro anos de reclusão pelo incêndio do produto vegetal ilegalmente.