Pular para o conteúdo
Polícia

Com texto original aprovado, policiais e bombeiros suspendem paralisação

A lei depende da sanção do presidente 
Arquivo -

A lei depende da sanção do presidente 

Depois de protestos em nível nacional, a Câmara de Deputados aprovou na tarde desta terça-feira (20) a proposta de renegociação da dívida dos Estados sem as alterações exigidas pelo senado. A medida agradou policiais e bombeiros, que por ora, suspenderam a paralisação em manifestação a PLP (Projeto de Lei Complementar) 257.

Com 296 votos a favor, 12 contrários e três abstenções, os deputados derrubaram as contrapartidas exigidas pelo senado para o pagamento da dívida dos estados. No texto enviado pelos senadores, se falava desestatização, em elevação de contribuição á previdência pelo funcionalismo e o congelamento de aumentos e reajustes já negociados com os servidores.Pontos que foram excluídos pela Câmara. 

Em , como em todo o país, policiais e bombeiros militares se reuniram para reivindicar a aprovação da lei, alegando que a medida congelaria e prejudicaria todos os servidores.

“Nós somos as únicas instituições que fazemos juramento de dar a vida pelo cidadão. Não temos carga horária. Estudos indicam que, em 30 anos, o efetivo da PM trabalha 10 mil horas a mais que qualquer outro trabalhador. Eles têm que tratar os desiguais de forma desigual”, disse o presidente da ACS-MS (Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar de MS), Edmar Soares da Silva.

Caso fosse aprovada, os militares optariam pelo aquartelamento, que não configura greve, pois os servidores comparecem aos quartéis nos horários de trabalho, mas não vão para as ruas. Agora, com a aprovação apenas do texto original da lei, que permite aos estados em dificuldade suspender o pagamento da dívida por três anos, os militares suspenderam a paralisação.

“Agora tem o recesso de fim de ano, em fevereiro vamos ficar em alerta, já que ainda não há certeza do que vai acontecer”, afirmou Edmar Soares da Silva. O projeto de lei agora depende da sanção do presidente Michel Temer.

PLP 257

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/16, que trata da renegociação das dívidas dos Estados do Distrito Federal com a União e, ao mesmo tempo, congela a carreira dos servidores.

O texto cria um Plano de Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal com propostas de “alívio financeiro”, com o alongamento do contrato da dívida com o Tesouro Nacional por 20 anos e a consequente diluição das parcelas, a possibilidade de refinanciamento das dívidas com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e o desconto de 40% nas prestações da dívida pelo prazo de dois anos.

Em troca, os Estados seriam obrigados a aderir ao programa oferecido pela União, de curto e médio prazo, para reduzir o gasto com pessoal, que prevê, entre outras medidas, a redução do gasto com cargos comissionados em 10% e a instituição de regime de previdência complementar de contribuição definida.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mais da metade dos eleitores não possuem ensino médio completo em MS

Trabalho home office

Empresas podem monitorar o home office? Entenda polêmica que gerou mil demissões no Itaú

Destaque do wrestling, Thamires Machado é flagrada no antidoping e fica fora do Mundial

olimpiadas

Hugo Calderano despacha alemão e avança à semifinal do WTT Champions de Macau

Notícias mais lidas agora

terenos contas

Em 5 anos, Câmara de Terenos só votou contas do prefeito uma vez; TCE-MS reprovou todas

Onde foram parar as lan houses? Empreendimento ainda tem ‘pé’ no passado, mas se reinventou

Idade média dos ônibus supera em mais de 3 anos limite exigido em contrato, acusa CPI

Ministério da Saúde cria comitês para monitorar implantação de terapia para AME no SUS

Últimas Notícias

Cotidiano

Campeonato Sul-Mato-Grossense: três jogos marcam disputa por vaga na zona de acesso

As equipes disputam posições na zona de acesso à Primeira Divisão de 2026

Emprego e Concurso

Seleção para técnico de enfermagem encerra inscrições na próxima semana

A seleção oferece quatro vagas em caráter temporário para atuação em unidades de saúde de responsabilidade de prefeitura municipal

Cotidiano

VÍDEO: Moradores denunciam homens que atearam fogo em terreno no São Conrado

Nas imagens é possível ver uma Volkswagen Saveiro próximo ao terreno quando o incêndio inicia

Cotidiano

FALA POVO: Grupo de rap Voz do Gueto garante música boa no Lageado

Grupo formado por pai e filhos canta sobre cultura na periferia