Pular para o conteúdo
Polícia

Quebra-pau entre travestis e mototaxistas resulta em prisões e protesto em delegacia

Um grupo formado por entidades de diversidade e a OAB/MS pede explicações à Depac
Arquivo -

Um grupo formado por entidades de diversidade e a OAB/MS pede explicações à Depac

O desfecho de uma briga generalizada que teria envolvido quatro travestis e mais de dez mototaxistas provocou protesto na manhã desta quinta-feira (12) na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro de . Representantes de entidades ligadas ao direito de minorias e a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Mato Grosso do Sul) pedem explicações sobre o motivo para apenas uma travesti ter sido detida ao final da confusão.

A baixaria aconteceu por volta de 1 hora de terça-feira (10), quando quatro travestis, uma delas adolescente, andavam pela Avenida Afonso Pena na esquina com a Rua 13 de Maio e se desentenderam com mototaxistas. Elas dizem que foram xingadas por eles e uma teria voltado para ‘tirar satisfação’. Um mototaxista afrodescendente teria se apresentado como o autor e começou um bate-boca.

Travestis e mototaxistas começaram a se agredir, e elas dizem que eram só quatro contra um grupo bem maior. Alegam que levaram socos, chutes e golpes com capacetes, mas somente as travestis teriam sido detidas pela polícia, que esteve no local, com a alegação de terem chamado um dos motociclistas de “macaco”. Elas foram algemadas e encaminhadas para a Depac do Centro.

Ficaram na mesma cela dos demais presos, depois foram retiradas e separadas. As travestis alegam ainda que não tiveram acesso ao boletim de ocorrência e consideram desproporcional a prisão, já que o suposto crime de não foi levado em consideração.

Por conta dessas denúncias é que a presidente da Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil, Cris Stefanny, reuniu entidades ligadas à causa para pedir providências. Dentre elas, está a presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos da OAB/MS, Neyla Ferreira Mendes.

“Quero saber qual foi o critério para a prisão das travestis, pois já que houve agressões de ambos os lados, seja física ou preconceituosa, deveria haver o mesmo procedimento”, explica a advogada representante da OAB/MS.

O delegado plantonista da unidade informou que o grupo será recebido pelo responsável pela Depac e o grupo ‘acampa’ no local aguardando.

A presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos da OAB/MS ainda revelou que vai fazer um documento sobre o caso. “Preciso ter acesso ao boletim de ocorrência lavrado, conversar com o delegado sobre como foi à prisão e o critério utilizado. A partir disso, vamos redigir um documento e encaminhá-lo para o secretário da Sejusp/MS (Secretaria do Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul) pedindo explicações sobre este fato”, comenta.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atiradores em caminhonetes executam homem no Centro de Ponta Porã

Celso Sabino confirma a Lula que deixará Ministério do Turismo

VíDEO: Fogo em vegetação chega próximo de casas no Coophasul

Justiça nega prorrogar patente de substância de caneta emagrecedora

Notícias mais lidas agora

MPMS vai a julgamento no ‘Conselhão’ por acumular 6 mil processos de violência doméstica

Um dia depois de Claudinho Serra, assessor também ganha liberdade do STJ

Confusão termina com tiros e prisão na UPA Nova Bahia

VíDEO: fogo se alastra em terreno de educandário na Avenida Coronel Antonino

Últimas Notícias

Esportes

Caio Bonfim é ouro na Marcha Atlética de 20 km e bate recorde de medalhas em Mundiais

Caio supera desta forma o lendário velocista Claudinei Quirino

Polícia

Confusão termina com tiros e prisão na UPA Nova Bahia

Confusão terminou com tiros e prisão na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Bahia, na noite desta sexta-feira (19). A informação inicial é a de que, um homem aparentemente em situação de rua e transtornado, entrou na unidade, tirou a camiseta e começou a falar frases sem nexo. De acordo com testemunhas, ele então saiu … Continued

Brasil

STF tem 3 votos contra aval do Legislativo para buscas no Congresso

O tema é julgado no plenário virtual

Polícia

Homem morre atropelado na BR-163 em Dourados

A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local