Governo capacita profissionais da segurança na filosofia da Polícia Comunitária

Trabalhos começaram nesta segunda-feira

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Trabalhos começaram nesta segunda-feira

Na manhã desta segunda-feira (20) profissionais da segurança iniciaram o Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária de 2015, realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária da Sejusp/MS (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul), em parceria com a Senasp (Secretária Nacional de Segurança Pública). A capacitação ocorre no auditório da Academia de Polícia Civil em Campo Grande.

Com duração de 40 horas/aulas, o curso inclui disciplinas de Direitos Humanos, Gestão pela Qualidade na Segurança Pública, Mediação de Conflitos, Mobilização Social e Estruturação dos Conselhos Comunitários de Segurança, Relações Interpessoais, entre outras, que estão sendo ministradas aos 42 participantes da Polícia Civil, da PM (Polícia Militar), da GCM (Guarda da Civil Municipal) e do Corpo de Bombeiros.

O objetivo do curso é capacitar os profissionais de segurança pública na doutrina de Polícia Comunitária, que é para a integração entre as instituições de segurança e a comunidade, como forma de facilitar a identificação e buscas de soluções conjuntas para os problemas da segurança pública.

Segundo o coordenador Estadual de Polícia Comunitária, coronel Carlos de Santana Carneiro, o policiamento comunitário é mais sensível aos problemas de área e da comunidade, que não precisam necessariamente ser aqueles envolvendo a criminalidade. “Tudo o que possa afetar as pessoas passa pelo exame da Polícia Comunitária, que é na verdade uma grande parceria entre as polícias e a comunidade com foco na inteligência e prevenção de crimes, através da integração e participação comunitária”.

Últimas Notícias