Pular para o conteúdo
Polícia

Associação pede que Coren investigue morte de bebê durante parto em casa

A enfermeira pode ser responsabilizada
Arquivo -

A enfermeira pode ser responsabilizada

A morte do bebê na manhã de segunda-feira (14), após um parto em casa, deve ser investigada não só pela Polícia Civil de , mas também pelo Coren (Conselho Regional de Enfermagem) e pela Secretaria da Saúde. A enfermeira que atuou no parto pode ser responsabilizada caso seja comprovado que a morte da criança poderia ter sido evitada.

Para Camila Zanetti, representante da Artemis, associação que atua na defesa e promoção dos direitos das mulheres, em Mato Grosso do Sul, o Coren deve investigar qual foi a qualidade da assistência dada pela enfermeira que atendeu ao parto e se ela possui o registro profissional. “Não é necessariamente o parto em casa ou o local que desencadeia o fator morte. O que pode causar a morte é a qualidade da assistência”, diz Camila.

Ativista da humanização do parto, Camila esclarece que não é sinônimo de parto em casa. “A família escolhe onde o parto será feito. O parto humanizado é um objetivo a ser atingido pelo Ministério da Saúde independente do local”, diz.

Segundo a representante da Artemis em MS, o parto humanizado é um objetivo a ser atingido também nos hospitais e casas de parto, para que se evitem intervenções desnecessárias e para que a mulher se sinta parte do processo do parto e que seja o mais seguro possível para a mãe e o bebê.

Para Camila, a necessidade é de se cobrar que o Coren investiguem a enfermeira, para que seja possível entender se houve qualidade na assistência prestada à mãe e se a morte do bebê poderia ter sido evitada ou se era inevitável. A ativista também lembra que as doulas não têm atuação técnica no parto. “Ela acompanha a mãe para suporte psicológico, fazer massagens, aliviar dores”, diz.

Investigação policial

O caso, que foi atendido por equipe da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Centro na manhã de segunda-feira, deve ser investigado pela 5ª Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande. Até a manhã desta terça-feira o processo não havia sido encaminhado.

Relembre o caso

Ao tentar realizar um parto em casa, uma mulher identifica como Priscila, de 32 anos, acabou perdendo o bebê que morreu na manhã desta segunda-feira no Bairro .

Segundo a delegada da Depac Centro, Priscilla Anuda, a criança nasceu viva, mas momentos depois morreu. A mulher teria entrado em trabalho de parto às 3 da madrugada e, no fim da manhã, o bebê teria nascido vivo, mas morrendo em seguida. Este seria o terceiro filho de Priscila.

Não havia equipe médica no local, a mulher teria contratado uma enfermeira e uma doula, responsável por acompanhar a gestante durante e após o parto, que foram encaminhadas até a delegacia para prestarem depoimento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sargento brasileiro que servia no Exército de Israel morre na Faixa de Gaza

Cruzeiro vence São Paulo e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Homem é espancado por grupo de 10 pessoas e tem corrente roubada na Chácara dos Poderes

Botafogo goleia Red Bull Bragantino por 4 a 1 no Rio de Janeiro e cola no G4

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Homem tem moto roubada por dupla armada no bairro Nova Lima

Últimas Notícias

Cotidiano

Cadê o campo de girassóis? Fazenda fecha visitação em 2025 para plantar feijão e milho

Famoso cenário de fotos para os campo-grandenses, a plantação de girassóis dá uma pausa, neste ano, para rotação de culturas na lavoura

MidiaMAIS

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Extraído do corpo, pedaço do coração de Carlo está em capela da Capital, onde o jovem realizou seu primeiro milagre

Cotidiano

Hidratação: domingo será marcado por tempo seco em grande parte de MS

Nesse sentido, é primordial redobrar a atenção em relação à hidratação

Sérgio Cruz - O dia na história

1914 – Ligados trilhos da Noroeste, em Campo Grande

Frentes de implantação completaram a grande obra de acesso do Oeste ao litoral