O proprietário rural

Agricultor foi multado em R$ 10 mil por criar gado degradando nascentes e em margem de via férrea nesta segunda-feira (25) em uma propriedade rural em , a 321 quilômetros de Campo Grande.

A PMA (Polícia Militar Ambiental) em fiscalização em fazendas do município flagrou o agricultor criando gado em área de preservação permanente e na faixa de domínio de uma via férrea, inclusive, cercando a área de pastagem no local e permitindo que os animais tivessem acesso a ferrovia, que está ativa, o que colocava em risco a segurança. 

O proprietário rural também construiu currais na área de várzea e olhos d'água, o que é proibido por legislação. A área cercada era utilizada para dessedentação do rebanho e estava sendo pisoteada pelo gado e equinos, afetando a vegetação que estava em regeneração.

O agricultor afirmou aos policiais que não tinha onde colocar os animais e por essa razão utilizava o local. Ele foi autuado por danificar área considerada de preservação permanente e também responderá por crime ambiental e poderá pegar pena de detenção de um a três anos.

As atividades foram interditadas e o agricultor foi notificado a retirar os animais do local. A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) foi acionada e apreendeu os animais.