Pular para o conteúdo
Polícia

Polícia confirma que computador de prefeitura era usado em campanha de deputado

Arquivos com informações da campanha de parlamentar foram encontrados em máquina do Poder Público em comitê eleitoral; delegado aguarda laudos complementares para concluir inquérito.
Arquivo -

Arquivos com informações da campanha de parlamentar foram encontrados em máquina do Poder Público em comitê eleitoral; delegado aguarda laudos complementares para concluir inquérito.

Para a polícia, não resta dúvidas de que um computador da Prefeitura de estava sendo usado na campanha à reeleição do deputado estadual Márcio Fernandes (PTdoB). Agora, a investigação aguarda laudos complementares para encerrar o inquérito do caso.

O chefe de gabinete da Prefeitura de Bonito, Newton Cirqueira, o Berenga, foi preso em flagrante no comitê, na sexta-feira (22). Primeiro, conforme consta nos autos policiais, ele tentou dizer que o computador pertencia ao dono de uma loja de informática, mas foi desmentido pelo próprio comerciante.

A primeira perícia no computador, atestando que ele pertencia à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi feito pelo próprio especialista em informática, nomeado perito pelo delegado Roberto Gurgel de Oliveira Filho. No equipamento também foram encontrados arquivos relacionados diretamente à campanha política, como relação de cabos eleitorais, despesas e listas de veículos.

O delegado pediu à Prefeitura a relação de computadores, com descrição e número de patrimônios dos equipamentos usados na Sema. Ele espera concluir o inquérito dentro dos 30 dias previstos.

Berenga foi solto na noite de terça-feira (26). Depois de ter sido exonerado do cargo pela Prefeitura, que também abriu sindicância sobre o caso, a Justiça reconsiderou a prisão preventiva, decretada no sábado (23).

O deputado, até o momento, referiu-se publicamente ao assunto somente em nota enviada à imprensa na manhã de sábado (23). Alegou não ter relação com o caso.

Nesta manhã, Márcio Fernandes foi novamente procurado pela reportagem para comentar a prisão de Berenga, com um computador da Prefeitura de Bonito, em um comitê atribuído a ele. A assessoria informou que o parlamentar estava em reunião e seria avisado sobre o contato.

O prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito, é correligionário de Márcio Fernandes. Até o momento, também, não atendeu às ligações da reportagem para comentar a prisão de Berenga.

Pelo que se tem apurado até o momento, o caso trata-se de crime de peculato, na modalidade desvio, como tipifica o artigo 312 do Código Penal. Ou seja, é o uso de bem público, por funcionário público, em benefício próprio ou de terceiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Por R$ 734,4 mil, Prefeitura de Inocência renova contrato de coleta de lixo

John goleiro

Ancelotti convoca goleiro John para amistosos da seleção brasileira

Com salários de até R$ 10 mil, concurso da MSGás segue com inscrições abertas

Semana na Alems tem sessões solenes, reunião de comissão e seminário

Notícias mais lidas agora

Mandela

Abrigo de um dos maiores reservatórios do mundo, por que MS ainda enfrenta falta de água?

Peão atacado por onça-pintada no Pantanal está fora de perigo, afirma família

Operação Metanol

Operação Metanol lacra conveniência e apreende bebidas vencidas em bar famoso de Campo Grande

‘Atriz’ criada por inteligência artificial causa revolta em Hollywood: ‘Perturbador’

Últimas Notícias

Cotidiano

Peão foi atacado por onça enquanto trabalhava e precisou de auxílio em resgate aéreo

Vítima estava em uma fazenda na região de Corumbá, quando foi atacada

Mundo

VÍDEO: Caminhão atropela multidão e mata 8 pessoas em procissão religiosa na Índia

Cinco pessoas morreram no local e outras três faleceram posteriormente devido à gravidade dos ferimentos

Polícia

Porteiro pede socorro após roubo, mas é espancado e detido em Campo Grande

Vítima disse que foi espancada por segurança de farmácia onde pediu socorro

Polícia

Corpo de homem que desapareceu no Rio Miranda é encontrado

Corpo do homem, de 61 anos, foi localizado no Rio Miranda cerca de 2 km abaixo do local do desaparecimento