Pular para o conteúdo
Polícia

Com risco de morte, hipertenso garante no TJMS direito a cirurgia de redução de estômago

Um técnico de informática com 186 quilos e hipertensão conseguiu no Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) uma autorização para realização imediata de cirurgia de redução de estômago, conforme divulgado nesta quarta-feira (26). O homem teve o mandado de segurança concedido em face do governador de Mato Grosso do […]
Arquivo -

Um técnico de informática com 186 quilos e hipertensão conseguiu no Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) uma autorização para realização imediata de cirurgia de redução de estômago, conforme divulgado nesta quarta-feira (26).

O homem teve o mandado de segurança concedido em face do governador de Mato Grosso do Sul e do secretário Estadual de Saúde, nos termos do voto do relator e fará a cirurgia sem precisar esperar na fila do SUS.

Conforme a portaria n. 4922, de 31 de agosto de 2007 do Ministério da Saúde, o técnico enquadra-se na faixa designada como obeso mórbido, para quem há a indicação de cirurgia bariátrica (redução do estômago). Consta nos autos que o impetrante se cadastrou no Ministério da Saúde para realizar a cirurgia há mais de dois anos e que, apesar de se enquadrar em todos os requisitos exigidos pela portaria, tendo realizado todos os exames exigidos e estando plenamente apto a passar pela cirurgia, continua aguardando o procedimento.

No entanto, não foi o extenso prazo decorrido que levou A. da S.L. a buscar o Judiciário, mas seu estado de saúde que vem se agravando no que diz respeito à hipertensão. De acordo com laudo médico juntado ao processo, o impetrante deve ser submetido à cirurgia com urgência, pois corre risco de morte.

Diante desses fatos, o técnico em informática pediu a concessão da segurança para determinar aos coautores que agendem a cirurgia e determinem todos os procedimentos pós-operatórios necessários, inclusive cirurgias plásticas, não estéticas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

As autoridades impetradas alegaram ausência de direito líquido e certo que pudesse amparar o pedido e defenderam que, se o Mandado de Segurança fosse deferido, importaria na afronta aos princípios da República, tais como igualdade, separação dos poderes e reserva do possível, além de ferir normas orçamentárias. Elas também afirmaram que não há documento que comprove a urgência do procedimento e que não houve a negativa de atender ao impetrante.

O relator do processo, desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte, mostrou-se favorável ao autor, manifestando-se pela concessão do pedido. “O direito à saúde é assegurado a todos, devendo os necessitados receber do ente público a cirurgia necessária, conforme preconizado no artigo 196 da Constituição Federal. Havendo determinação médica expressa quanto à urgência da cirurgia, devido à piora no quadro clínico do paciente, temerário seria deixá-lo aguardando na fila do SUS”.

(Com informações do TJMS)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Rei da Pornochanchada, David Cardoso se recupera de infecção generalizada causada pela chikungunya

Tarifa social de energia elétrica é aprovada em comissão do Congresso

Atirador em moto dispara nove vezes contra casal em Gol no Aero Rancho

VÍDEO: adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

Notícias mais lidas agora

Após reportagem, promotor de Nova Alvorada manda depoimento de servidor para delegacia

Segundo dia: julgamento de Bolsonaro no STF avança e será retomado na próxima semana

VÍDEO: adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

cepol amigo

Jornalista é acusado de estuprar menino de 11 anos em Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

CGU abre 40 processos sobre descontos ilegais em pensões do INSS

O PAR é um mecanismo previsto na Lei Anticorrupção

Cotidiano

Familiares fazem vaquinha para Cecília, que nasceu com doença congênita

Bebê nasceu com condição de saúde rara

Esportes

Copa do Nordeste: Bahia vence Confiança por 4 a 1 e encaminha título

Em Aracaju, no confronto de ida da decisão da competição.

Polícia

Dupla que matou jovem em conveniência se apresenta à polícia

Após divulgação de que eram procurados, os dois se apresentaram