Pular para o conteúdo
Polícia

Com risco de morte, hipertenso garante no TJMS direito a cirurgia de redução de estômago

Um técnico de informática com 186 quilos e hipertensão conseguiu no Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) uma autorização para realização imediata de cirurgia de redução de estômago, conforme divulgado nesta quarta-feira (26). O homem teve o mandado de segurança concedido em face do governador de Mato Grosso do […]
Arquivo -

Um técnico de informática com 186 quilos e hipertensão conseguiu no Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) uma autorização para realização imediata de cirurgia de redução de estômago, conforme divulgado nesta quarta-feira (26).

O homem teve o mandado de segurança concedido em face do governador de Mato Grosso do Sul e do secretário Estadual de Saúde, nos termos do voto do relator e fará a cirurgia sem precisar esperar na fila do SUS.

Conforme a portaria n. 4922, de 31 de agosto de 2007 do Ministério da Saúde, o técnico enquadra-se na faixa designada como obeso mórbido, para quem há a indicação de cirurgia bariátrica (redução do estômago). Consta nos autos que o impetrante se cadastrou no Ministério da Saúde para realizar a cirurgia há mais de dois anos e que, apesar de se enquadrar em todos os requisitos exigidos pela portaria, tendo realizado todos os exames exigidos e estando plenamente apto a passar pela cirurgia, continua aguardando o procedimento.

No entanto, não foi o extenso prazo decorrido que levou A. da S.L. a buscar o Judiciário, mas seu estado de saúde que vem se agravando no que diz respeito à hipertensão. De acordo com laudo médico juntado ao processo, o impetrante deve ser submetido à cirurgia com urgência, pois corre risco de morte.

Diante desses fatos, o técnico em informática pediu a concessão da segurança para determinar aos coautores que agendem a cirurgia e determinem todos os procedimentos pós-operatórios necessários, inclusive cirurgias plásticas, não estéticas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

As autoridades impetradas alegaram ausência de direito líquido e certo que pudesse amparar o pedido e defenderam que, se o Mandado de Segurança fosse deferido, importaria na afronta aos princípios da República, tais como igualdade, separação dos poderes e reserva do possível, além de ferir normas orçamentárias. Elas também afirmaram que não há documento que comprove a urgência do procedimento e que não houve a negativa de atender ao impetrante.

O relator do processo, desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte, mostrou-se favorável ao autor, manifestando-se pela concessão do pedido. “O direito à saúde é assegurado a todos, devendo os necessitados receber do ente público a cirurgia necessária, conforme preconizado no artigo 196 da Constituição Federal. Havendo determinação médica expressa quanto à urgência da cirurgia, devido à piora no quadro clínico do paciente, temerário seria deixá-lo aguardando na fila do SUS”.

(Com informações do TJMS)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Um mês depois, família não sente mágoa de onça que matou Jorginho

Moradores do Pantanal vão a Brasília pedir plano sobre onças rondando comunidades

INSS: 339 mil beneficiários aderiram ao acordo de ressarcimento

Mutirão da Casa Rosa realiza 153 atendimentos gratuitos em Campo Grande 

Justiça determina proibição de shows após as 22h em bar conceituado no Jardim dos Estados

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

MS suspende produção de carne para os EUA e preço pode cair para consumidores no Estado

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

‘Para lá, eu não volto’: criminoso morto em confronto com a polícia era considerado de alta periculosidade

Últimas Notícias

Brasil

PF diz que Júnior Mano é ‘figura estruturante de organização criminosa’ para desvio de emendas

Desvio de emendas foram destinadas a mais de 50 municípios do Ceará

Brasil

Ataques a ônibus em SP são registrados até na Avenida Paulista

Investigação ainda não concluiu motivos do aumento dos ataques

Polícia

Familiares e amigos se reúnem em oração por jovem internado na Santa Casa após ataque de pit bulls

O rapaz está precisando de doações de sangue com urgência

Famosos

Após oficialização do divórcio, Virginia Fonseca volta a usar nome de solteira

Justiça determinou também a guarda e pensão dos três filhos do casal