Pular para o conteúdo
Polícia

Polícia investiga pichações com símbolos nazistas em São Paulo

A Polícia Civil de Botucatu investiga pichações com símbolos nazistas encontradas em vários locais da cidade. De acordo com informações do delegado do 2º Distrito Policial e responsável pelas investigações, Marcos Morés, as inscrições destacam símbolos utilizados na 2ª Guerra Mundial, como a suástica, círculo com a letra A no meio e números que fazem […]
Arquivo -

A Polícia Civil de Botucatu investiga pichações com símbolos nazistas encontradas em vários locais da cidade. De acordo com informações do delegado do 2º Distrito Policial e responsável pelas investigações, Marcos Morés, as inscrições destacam símbolos utilizados na 2ª Guerra Mundial, como a suástica, círculo com a letra A no meio e números que fazem apologia ao nazismo.

As pichações também foram encontradas em pelo menos 10 lugares, como um ponto de ônibus localizado na Avenida Rafael Laurindo, e até em duas escolas, uma municipal e uma estadual, localizadas na Vila dos Lavradores e na Avenida Vital Brasil.

Algumas imagens já foram apagadas. Segundo Marcos, apesar da suástica ser um símbolo místico encontrado em muitas culturas como a asteca e budista, quando colocada ao lado de figuras como, por exemplo, o círculo, que simbolizava a soberania branca alemã na guerra, são claramente associadas ao nazismo.

Entre os símbolos encontrados nas pichações está o número 14, referente se ao slogan de 14 palavras: “We must secure the existence of our people and a future for White Children” (“Devemos assegurar a existência de nosso povo e um futuro para as Crianças Brancas”, em tradução livre).

O número também pode se referir a outro slogan de 14 palavras: “Because the beauty of the White Aryan women must not perish from the earth” (“Porque a beleza das mulheres Brancas Arianas não deve desaparecer da Terra”, em tradução livre). Ambos foram criados por David Lane, membro da organização branco-separatista The Order. O primeiro slogan foi inspirado em um trecho de 88 palavras do livro Mein Kampf, de Adolf Hitler.

Já o número 88 representa a letra H, oitava do alfabeto. “Quando a oitava letra do alfabeto é mencionada em duplicidade significa a saudação alemã utilizada na 2ª GM ‘Heil Hitler’”, explica o delegado.
Além disso, segundo Marcos, as pichações ainda contavam com expressões contra homossexuais e menções ao grupo Skinhead. “Pelas imagens que encontramos, nossa suspeita é que um grupo de skinheads esteja sendo formado na cidade. Já temos alguns suspeitos em averiguação, mas ninguém autuado até o momento”.

Cadastro

Em Botucatu existe um banco de dados da polícia com diversas pichações encontradas no município. Mesmo sem denúncias, quando reproduzidas mais de uma vez, as imagens passam a ser investigadas.

No Brasil, fazer apologia do nazismo ou o uso da suástica para fins nazistas é crime, de acordo com a lei n.º 7.716/89 (com alterações da lei n.º 9.459/95), em seu artigo 20: § 1.º – Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo a pena é multa e dois a cinco anos de prisão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Acidente no set de Duro de Matar teria agravado demência de Bruce Willis

Incêndio próximo ao Aeroporto dura mais de 24h e já atingiu 3 hectares

Acidente que matou três da mesma família teria ocorrido após quebra da direção, diz parente

Governo de MS encaminha PL para empresas regularizarem débitos

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

Bolsonaro deixa prisão domiciliar e segue para hospital com escolta da PF

incêndio

VÍDEO: Incêndio em vegetação dura horas e fumaça invade pistas na Duque de Caxias

Últimas Notícias

Brasil

Grupo que driblou bilhões em PIX é preso pela PF

O grupo é suspeito de praticar fraudes bancárias contra instituições financeiras

Polícia

Homem que estava desaparecido desde agosto é encontrado morto em Três Lagoas

Luiz desapareceu após ter deixado o hospital em que estava internado sem alta médica

Polícia

Após ‘cair’ em blitz com moto de idoso, jovem é encontrada morta em Bela Vista

A vítima apresentava perfurações de faca e fratura no maxilar

Cotidiano

Ato de solidariedade: times se unem em apoio à atleta trans após desistência de adversárias

Campeonato segue na primeira fase mesmo após equipe desistir da disputa