Pular para o conteúdo
Polícia

Após alta médica, Maníaco da Cruz pode ser preso pela fuga da Unei, analisa advogado

Dhionathan Celestrino, o Maníaco da Cruz, 21 anos, pode responder pela fuga da Unidade de Unidade Educacional de Internação (Unei) de Ponta Porã, a 346 km de Campo Grande, de onde fugiu no dia 3 março deste ano. A hipótese foi levantada pelo presidente da Comissão dos Advogados Criminalistas da OAB/MS, Luiz Carlos Saldanha, em […]
Arquivo -

Dhionathan Celestrino, o Maníaco da Cruz, 21 anos, pode responder pela fuga da Unidade de Unidade Educacional de Internação (Unei) de , a 346 km de , de onde fugiu no dia 3 março deste ano. A hipótese foi levantada pelo presidente da Comissão dos Advogados Criminalistas da OAB/MS, Luiz Carlos Saldanha, em entrevista ao Midiamax.

“Se o laudo psiquiátrico alegou que o rapaz não tem problemas mentais e ele fugiu consciente de que estava errado, então ele pode ser responsabilizado como adulto e responder pelo ato de fuga”, considerou o advogado.

Para Saldanha, mesmo que o Maníaco tenha cumprido o tempo de reclusão na Unei, ele não tinha sido liberado pela Justiça. O destino do rapaz está nas mãos do juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude de Ponta Porã, Adriano da Rosa Bastos.

Dionathan já recebeu alta da Santa Casa de Campo Grande, onde permanece internado há mais de 20 dias. Ele está sob a escolta de três policiais militares e sendo atendido por um enfermeiro.

Outra hipótese sobre o destino do Maníaco da Cruz é a internação. “A pessoa considerada insana não pode responder pelos atos. Mesmo que com o laudo apontando que ele seja normal, se o juiz entender que o Dionathan deverá ser internado então o Estado deverá cumprir o que não cumpriu”, destacou Saldanha.

O governador André Puccinelli repetiu inúmeras vezes à imprensa que não há clínicas públicas no Estado para receber o rapaz, inclusive que teria pedido a Minas Gerais e ao Rio de Janeiro a transferência para internação, mas que os estados não aceitaram.

“Nenhuma clínica aceitar não exime o Estado da responsabilidade de tratamento. Ele não estava parado em uma cela? Não poderia ter providenciado um psiquiatra do Sistema Único de Saúde para ir lá? É uma situação complexa, porque de um lado ele já recebeu uma decisão inicial de ser tratado e esse tratamento nunca começou e por outro ele cumpriu seu tempo na Unei”, ponderou Saldanha.

O advogado ainda explicou que exceto pela fuga da Unidade de Ponta Porã, a ficha de Dionathan Celestrino agora está limpa, portanto o juiz ainda pode entender que o rapaz esteja mentalmente são e apto a reintegrar-se à sociedade.

As vítimas do “Maníaco da Cruz” foram o pedreiro Catalino Gardena, a frentista Letícia Neves de Oliveira e Gleici Kelli Silva, de 13 anos, deixados com os braços abertos e as pernas cruzadas em menção a uma crucificação. Todos foram mortos em 2008, em Rio Brilhante.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MS tem 3º menor índice de famílias abaixo da linha da pobreza

Funsat

Funsat oferta mais de 1,7 mil vagas de emprego em Campo Grande a partir de segunda-feira

Ações da Raízen disparam com venda de usinas em MS e operação policial no setor

Emanuelly não relatou ter sofrido violação de direitos, diz Conselho Tutelar

Notícias mais lidas agora

Empresa com sede em Campo Grande é ‘peça-chave’ em esquema do PCC que movimentou R$ 8,4 bilhões

Sem consenso, vereadores adiam mais uma vez relatório da CPI do Consórcio Guaicurus

Governador Eduardo Riedel é recebido pelo diretor-presidente do Jornal Midiamax

Funtrab Campo Grande

Setembro começa com 4,1 mil oportunidades de emprego e estágio em MS

Últimas Notícias

Brasil

Orçamento de 2026 reserva R$ 40,8 bi para emendas parlamentares

Governo optou por não incluir a estimativa com as emendas

Polícia

Polícia localiza acusado de atear fogo na namorada de 14 anos

Ele será monitorado por tornozeleira eletrônica

Trânsito

Motociclista fica ferido em cruzamento que registrou grave colisão há 10 dias

No mesmo cruzamento, outro motociclista ficou em estado grave no último dia 19

Polícia

Fumaça chama atenção e van fica completamente destruída após incêndio na BR-060

O veículo transportava remédios