Pular para o conteúdo
Polícia

Bombeiros acham três corpos no local do desabamento de prédios no Rio

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro confirmou na manhã desta quinta-feira (26) que três corpos foram encontrados no local do desabamento de três prédios, no centro da cidade. Até o momento, as vítimas não foram identificadas. Há apenas a informação que os dois primeiros corpos encontrados são de um homem e de uma […]
Arquivo -

O do confirmou na manhã desta quinta-feira (26) que três corpos foram encontrados no local do desabamento de três prédios, no centro da cidade. Até o momento, as vítimas não foram identificadas. Há apenas a informação que os dois primeiros corpos encontrados são de um homem e de uma mulher adultos.

Antes, duas pessoas foram retiradas dos escombros e três foram resgatadas na calçada, com feriamentos. Equipes da Prefeitura, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar (PM) estão no local.

Ontem, por volta das 20h30, três prédios vieram abaixo: um maior, na rua Treze de Maio (chamado Liberdade), que tinha 20 andares; um menor, no número 16 da rua Manoel de Carvalho, com 10 andares (chamado Colombo); e ainda um imóvel pequeno, localizado entre os dois edifícios maiores, com quatro ou cinco andares.

O do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou na manhã desta quinta-feira (26) em entrevista à Globo News que a hipótese de que uma explosão de gás teria provocado o desabamento de três prédios no centro da cidade já foi descartada e que, no momento, a investigação aponta para um problema estrutural no edifício maior.

O presidente da Comissão de Análise e Prevenção de Acidentes do Conselho Regional de Engenharia (Crea), Luiz Antonio Cosenza, confirmou que estavam sendo realizadas obras no terceiro e no nono andar do edifício Liberdade, na avenida Treze de Maio. Já o engenheiro civil Antônio Eulálio Pedrosa Araújo, consultor do Crea, afirmou ainda que as obras eram ilegais, pois não tinham autorização do conselho.

Paes confirmou que pelo menos 19 pessoas estão desaparecidas. Ao UOL Notícias, um parente de desaparecido afirmou que teve acesso a uma lista com 30 nomes.

O secretário da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Simões, disse no início da madrugada desta quinta-feira que as chances de encontrar sobreviventes entre os escombros são “muito pequenas”.

Funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social montaram uma base na Câmara de Vereadores, na praça da Cinelândia para orientar os parentes das vítimas.

Segundo a Secretaria de Saúde, os feridos foram encaminhados ao hospital Souza Aguiar. Há dois homens de 37 anos –um deles, que estava no prédio, apresenta um ferimento na perna e o outro, que estava passando pelo local na hora, sofreu escoriações leves; uma mulher de 28 anos, que sofreu um corte na cabeça e foi encaminhada para o centro cirúrgico; um homem de 50 anos, que sofreu apenas escoriações leves; e outro, de 31 anos, que está em estado de choque.

Um homem que estava dentro de um dos elevadores do edifício Liberdade conseguiu ser resgatado após entrar em contato com um amigo pelo celular.

Área isolada

Simões confirmou que os prédios ao lado dos que desabaram não ficaram comprometidos, como já havia adiantado o prefeito do Rio, Eduardo Paes, mas a área de isolamento foi ampliada por conta de uma suspeita de vazamento de gás. A rede de gás da região foi desligada e bueiros próximos foram interditados.

Paes pediu a todas as pessoas que trabalham em prédios da rua Treze de Maio que fiquem em casa e evitem a região nesta quinta, já que a entrada nos edifícios não será permitida.

O local fica bem próximo ao Theatro Municipal, que não foi afetado, segundo a presidente da entidade, Carla Camurati. Dois fiscais do Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) estão na rua Treze de Maio, acompanhando os trabalhos da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. O objetivo é buscar as primeiras informações para detectar as causas do desabamento.

Para que as equipes possam trabalhar ao longo de toda a quinta-feira (26) na região do desabamento de três prédios no centro do Rio, a CET-Rio preparou um esquema especial para a área (confira aqui). As avenidas Treze de Maio e a Almirante Barroso (trecho entre a rua Senador Dantas e a avenida Rio Branco) ficarão totalmente interditadas para o tráfego de veículos. Já a rua Senador Dantas sofrerá interdição de mão. Os veículos procedentes da avenida República do Chile deverão entrar na via, acessando na sequência a rua Evaristo da Veiga.

Por volta das 4h45 da madrugada desta quinta-feira (26), o Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que o tráfego na avenida Rio Branco e na rua Evaristo da Veiga, nas proximidades dos desabamentos, foi liberado.

A concessionária Metrô Rio informou que as estações Presidente Vargas, Uruguaiana, Carioca e Cinelândia, que estão muito próximas ao local do acidente e chegaram a ser fechadas, abrirão normalmente na manhã desta quinta-feira. De acordo com o presidente do Metrô, nenhuma das estações localizadas naquele trecho da cidade sofreu qualquer tipo de abalo estrutural.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Tarcísio visita Bolsonaro em prisão domiciliar com tensão sobre candidatura

ipe branco nevou em campo grande pé de neve

‘Pé de Neve’ dá as caras, transforma Campo Grande e rende comparações: ‘Parecendo o Japão’

Atleta de MS, Vic conquista prata e segue líder do ranking mundial no vôlei de praia

Iêmen: embarcação é atingida por míssil dos Houthis no Golfo de Áden

Notícias mais lidas agora

Corregedoria vê falhas e manda MPMS agilizar inquéritos de violência contra mulher

Juliano Ferro terá que explicar por que usou casa e caminhonete em nome de réu por tráfico

Supercopa de Vôlei terá finais em Campo Grande com os melhores da temporada; conheça os times

Paralisação do governo dos EUA se aproxima enquanto líderes do Congresso vão à Casa Branca

Últimas Notícias

Cotidiano

MS fechou agosto com 2,7 mil novos postos de trabalho criados e queda no setor da agropecuária

Os dados foram divulgados pelo Novo Caged, na tarde desta segunda-feira (29)

Brasil

Grande SP tem terceira morte suspeita por intoxicação com metanol

Polícia aguarda o laudo da perícia para confirmar a morte por intoxicação

Brasil

Moraes autoriza preso do 8 de Janeiro a deixar prisão para enterro da mãe

Homem foi condenado pela Corte a 16 anos e seis meses de prisão

MidiaMAIS

‘Pega e anda’: Entenda por que pastor usou cama durante culto em Campo Grande

Pastor subiu em cama para pregar em igreja de Campo Grande