Pular para o conteúdo
Polícia

Pane faz Polícia Federal cobrar RG de criança que tem passaporte com chip

Falhas de sistema e falta de clareza no atendimento da Polícia Federal têm feito pais terem problemas em aeroportos na hora de embarcar com os filhos para o exterior. Eles estão sendo obrigados a apresentar, além do passaporte, carteira de identidade ou certidão de nascimento das crianças. Mas a nova regra é desconhecida pela maioria […]
Arquivo -

Falhas de sistema e falta de clareza no atendimento da Polícia Federal têm feito pais terem problemas em aeroportos na hora de embarcar com os filhos para o exterior. Eles estão sendo obrigados a apresentar, além do passaporte, carteira de identidade ou certidão de nascimento das crianças. Mas a nova regra é desconhecida pela maioria dos passageiros.

Os novos passaportes com chip não trazem escrita a filiação. Nomes dos pais devem aparecer no computador do agente na hora em que ele consulta os dados do chip. O problema é quando o sistema falha e se tem de comprovar a paternidade.

“O que me deixou chateada é que a própria PF poderia pôr um aviso no passaporte, dizendo que é recomendável levar outro documento. Em nenhum lugar se diz isso”, reclama a fonoaudióloga Luciana Santos, de 40 anos. No dia 17, minutos antes de embarcar para Lisboa com os dois filhos, de 5 e 6 anos, ela foi interpelada por um agente. “Ele me pediu outro documento de identificação das crianças além do passaporte”, conta. Espantada, ela disse que não tinha. E teve de esperar mais do que o normal para poder embarcar.

Questionada pelo Estado, a PF recomendou que pais sempre levem, além do passaporte, o RG ou certidão de nascimento dos filhos.

O arquiteto Wilson Jiacomini, de 49 anos, também teve contratempo ao embarcar com os filhos para os Estados Unidos. “A funcionária da PF pediu a identidade para comprovar a filiação e disse que minha sorte era que o sistema estava no ar, senão não poderia viajar com as crianças”, conta. “É uma situação que eles poderiam resolver emitindo o passaporte já com a filiação.”

Criados para dificultar falsificações, os passaportes com chip começaram a ser emitidos em dezembro. Além de marca d”água e fundo invisível, trazem um componente eletrônico com informações do portador, incluindo nomes do pai e da mãe. Mas, no dia a dia, a tecnologia fica à mercê de um sistema eficiente e da boa vontade dos agentes.

A nutricionista Patrícia Belda, 48 anos, embarcaria ontem para a França com os filhos de 13 e 11 anos. Mesmo contrariada, levava os documentos dos adolescentes. “É para evitar problemas. Muitas vezes eles não querem se dar ao trabalho de consultar o computador ou estão sem acesso à rede. Já venho precavida.”

Acompanhada do marido e dos dois filhos menores, a atriz Luciana Rigueira Vincent, de 33 anos, ficou surpresa ontem quando foi questionada, no check in de Cumbica, se contava também com outros documentos das crianças. Apenas o passaporte deveria ser suficiente. “A gente ainda nem tinha pensado nisso. Para mim, só o passaporte deveria ser suficiente. Agora é torcer para que nada dê errado.”

A economista Raquel Tomasi, de 40 anos, tem duas filhas, de 9 e 6, e também ouviu a recomendação da PF. Mas não se incomodou. “Se isso for algo a mais para garantir a segurança das crianças, eu acho importante.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vereadores criam Medalha Irmã Silvia Vecellio para homenagear profissionais da saúde

RJ: Criminosos invadem hospital para matar paciente

VÍDEO: Batida entre carros quase acerta frentista na Avenida Bandeirantes em Campo Grande

cirurgia

Criança com microcefalia espera na fila do SUS há três anos por cirurgia no quadril em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Promotor deixa de oferecer ação penal por fraude em licitação de cascalhamento a Patrola

Vostok: Reinaldo vai à Justiça para liberar bens no nome de filhos e esposa

carlinhos maia 1 milhao campo-grandense 2

Desempregada e ‘cheia de problemas’, campo-grandense ganha 1 milhão de reais de Carlinhos Maia

Não vêm mais? Fãs relatam que sessões do Studio Ghibli não estão disponíveis em cinema de Campo Grande

Últimas Notícias

Transparência

Prefeitura de Campo Grande recorre de decisão que suspendeu multas de trânsito

Ação popular apontou que cobranças continuaram mesmo após fim de contrato de empresa com a Agetran

Mundo

Macron vai apresentar ‘prova científica’ de que sua esposa nasceu mulher à Justiça dos EUA

Documentação faz parte de um processo movida contra uma influenciadora que afirmou que Brigitte seria homem

Emprego e Concurso

Último dia: concurso do TJMS oferta 15 vagas e salários de R$ 32 mil

O concurso exige formação em Direito e atividade jurídica comprovada

Polícia

Homem executado com 3 tiros na frente da esposa em Dourados era ex-presidiário

Crime aconteceu na estrada que dá acesso ao Hospital da Missão