A Polícia Federal deflagra na manhã desta quinta-feira (17), a “Operação Láparos” com intuito de desarticular organização criminosa em ação na fronteira no contrabando de cigarros e agrotóxicos em seis estados, inclusive em três cidades de Mato Grosso do Sul, sendo que uma delas é Eldorado.

22 policiais já foram presos, porém a Polícia Federal ainda não informou em quais cidades e estados.

A Operação Láparos implica no cumprimento de 150 mandados de busca e apreensão e de 108 ordens de prisão preventiva, das quais 43 em desfavor de policiais.

As ações ocorrem em 38 cidades do Paraná, 4 em São Paulo; 3 no Mato Grosso do Sul, 3 em Minas Gerais; 1 em Rondônia e 1 no Mato Grosso.

De acordo com a PF, isso demonstra a ampla ramificação da organização criminosa desarticulada, que multiplicava rapidamente sua capacidade de ação. Ainda de acordo com a Polícia Federal a organização criminosa tem o envolvimento de 13 policiais civis e 29 militares e 1 da Polícia Rodoviária Federal do Paraná.

Todas as ordens foram expedidas pela Justiça Federal em Guaíra (PR) e em Umuarama (PR), após quatorze meses de investigações, na qual já foram presas 202 pessoas em flagrante e apreendidos mais de 3 milhões de pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai, 6,5 toneladas de agrotóxicos, 109 caminhões, 76 automóveis e 13 embarcações.