Pular para o conteúdo
Opinião

Ruy Barreto: Patriota e Idealista

Aristóteles Drummond
Admin -
Aristóteles Drummond
Aristóteles Drummond

Um olhar sobre personalidades notáveis e exemplares da sociedade no passado revela uma quantidade de patriotas idealistas no setor privado com contribuição efetiva e muitas atuais que podem ser aproveitadas.

O Rio de Janeiro teve no mineiro Ruy Barreto um estudioso de aspectos importantes em sua vida econômica. Homem do café em segunda geração, foi atuante no apoio à exportação, torrefador e pioneiro na indústria nacional do solúvel. Abriu mercados até então desconhecidos como o russo nos anos 70.

Muito jovem, foi elevado à liderança da Associação Comercial do Rio, discípulo do emblemático Rui Gomes de Almeida e vice-presidente de Antônio Carlos Osório; foi a grande voz do empresariado fluminense por décadas. Lançou o movimento “Ação Empresarial” para defender o Rio do esvaziamento provocado pela mudança da capital. No seu tempo, a liderança nacional do comércio era da ACRJ, cuja direção era cumulativa com a federação estadual e a Confederação das Associações Comerciais.

Uma de suas memoráveis campanhas, com base em estudos que incentivou e viabilizou, era a da recuperação de nossos portos pela via da ligação ferroviária aproveitando ramais desativados. Racional como todo bom empresário, lançou a ideia do terceiro trilho para compensar a inacreditável presença de duas bitolas numa mesma região.

Um dos projetos em andamento se refere à ferrovia Ruy Barreto, uma justa homenagem, que ligaria a zona da mata mineira inicialmente aos portos do Rio e Niterói, mas que hoje ganha maior visibilidade com o Porto do Açu, no norte fluminense, bem perto da zona da fronteira com Minas. A Estrada de Ferro Cantagalo foi importante e nunca deveria ter sido desativada. E no acesso ao Porto de Angra, restabelecer traçado que levaria aos nossos portos o café do sul de Minas. O retorno atenderia ao transporte de bens fluminenses para a rica região do estado vizinho. O Porto do Rio tem vocações a serem lembradas e novas, como o terminal turístico de navios de cruzeiros internacionais e passeios pela Baía da Guanabara e arredores.

A sonhada ligação do Rio a São Paulo pelo denominado ” trem-bala” não interfere nos projetos de Ruy Barreto, pois o mercado é outro, os investidores seriam outros.

A classe política e empresarial do Rio precisa consultar arquivos e recuperar sonhos e projetos como os que marcaram a vida desse exemplar brasileiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trump diz que vai pedir verba ao Congresso para ‘consertar’ Washington e reduzir criminalidade

Mesmo com ‘tarifaço’ dos EUA, exportações de carne bovina atingem recorde em julho

Comissão do Senado aprova Wadih Damous para o comando da ANS

É golpe: Correios alertam população sobre anúncios falsos de processo seletivo 

Notícias mais lidas agora

beto pereira denúncias matéria

Beto Pereira perde ação contra Midiamax por notícias que o apontam como chefe de corrupção no Detran

luan santana 18 anos de carreira

Você lembra? Luan Santana resgata vídeos marcantes de quando vivia em Campo Grande

Ação trancada por ‘morosidade’ em MS levou MPSP a investigar golpe bilionário da Ultrafarma

Funcionários e ex-funcionários da Caixa são alvos de operação da PF

Últimas Notícias

Cotidiano

Atenção, condutores: 15 cidades de MS estão com sistema Pare e Siga na BR-163

Segundo a Motiva Pantanal - empresa que administra a rodovia - são realizadas obras de manutenção preventiva em diversos trechos da BR-163

Política

‘Anunciado tardiamente’, avalia Tereza Cristina sobre crédito de Lula contra ‘tarifaço’

Senadora afirmou que aproximação com os EUA evitaria ‘situação drástica’ de 'tarifaço'de Trump

Mundo

Duas pessoas morrem e 14 são hospitalizadas após consumir sanduíche na Itália

Dono do food Truck, três funcionários que preparam o lanche e cinco médicos são investigados

Cotidiano

Dá tempo: estudantes ainda podem se inscrever para Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS

Evento será realizado entre setembro e outubro em unidades de Feiras serão realizadas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas