Opinião

ENFOQUES LITERÁRIOS

Abrão Razuk

Produção Publicado em 20/09/2021, às 08h13

Abrão Razuk
Abrão Razuk

SEGUNDO EDWARD GIBBON EM CÉLEBRE LIVRO " OS CRISTÃOS E A QUEDA DE ROMA" F. 84 ASSEVERA: " DURANTE A ÉPOCA DE CRISTO,DE SEUS APÓTOLOS E DOS PRIMEIROS DISCÍPULOS DESTES,INÚMEROS  PRODÍGIOS CONFIRMARAM A DOUTRINA QUE ELES PREGAVAM. OS ALEIJADOS CAMINHARAM,OS CEGOS VIRAM,OS ENFERMOS FORAM CURADOS,OS MORTOS RESSUCITADOS,OS DEMÔNIOS EXPULSOS E AS LEIS DA NATUREZA,FREQUENTEMENTE SUSPENSAS EM BENEFÍCIO DA IGREJA".

DE OUTRO LADO,O ESRITOR SAMUEL JOHNSON (1709- 1784) E VIVEU 75 ANOS EM SEU LIVRO" A HISTÓRIA DE RASSALAS,PRINCÍPE DA ABISSÍNIA" ASSEVEROU:

" SEM QUE JOHNSON NEGASSE O VALOR DO PROGRESSO  TÉCNICO ERA,POR EXEMPLO,MUITO  INTERESSADO EM PESQUISAS  MÉDICAS E ACREDITAVA QUE A MEDICINA PODERIA E ALIVIARIA MUITOS SOFRIMENTOS".

E THEODORE DALEYMPLE EM SEU PREFÁCIO DO LIVRO JÁ CITADO,JHONSON  PUBLICOU O SEU GRANDE DICIONÁRIO DA LÍNGUA INGLESA,COM 100 MIL CITAÇÕES DE LIVROS EM INGLÊS PARA  ESTABELECER OS USOS DAS PALAVRAS,E ESCRITO OS MAIS DE 300 ENSAIOS SEMANAIS EM THE IDLER E EM THE  RAMBLER,QUE CONTÉM UM INEXORÁVEL  FUNDO DE REFLEXÃO SOBRE A PSICOLOGIA E A CONDIÇÃO HUMANA.

ASSIM COMO SEU GRANDE POEMA: " A VAIDADE DOS DESEJOS HUMANOS".MAS ,JOHNSON É UM CRISTÃO FIRME.

DE OUTRO VIÉS,O PROFESSOR ALFREDO BUZAID EM SEU LIVRO "ENSAIOS LITERÁRIOS E HISTÓRICOS"  EM PÁGINAS LUMINOSOSAS  DE 31 PÁGINAS REVELA A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA DE DIREITO DE BEIRUTE CAPITAL DO LÍBANO,E  O VALOR PARA O MUNDO JURÍDICO, A MAJESTADE DO DIREITO ROMANO QUE É A BASE NO DIREITO PRIVADO BRASILEIRO E DE TODOS PAÍSES QUE ADOTAM A LINGUA NEO-LATINA COMO O PORTUGUÊS,ITALIANO,ETC. FAZ UMA PESQUISA PROFUNDA DOS GRANDES JURISTAS ESTRANGEIROS,COMO KRUGER,COLLINET,BONFANTE,CORREIA-SCIASCIA,GLASSON,BREMER, SOHM,MATOS PEIXOTO,BOUCHIER, MOMMSEN,GIRARD,SÓCRATES.CASSIODORO,MIGNE,SOZÔMENO.

XENOFONTE ERA UM SENADOR  MUITO VIRTUOSO E RICO DE CONSTANTINOPLA ENVIOU SEUS FILHOS,JOÃO E ARCÁDIO À BEIRUTE PARA ESTUDAREM  DIREITO, " CIDADE QUE ENTÃO "FLORECIA PELO RENOME DE PROFESSORES MUITOS HÁBEIS NAS LEIS CITANDO MIGNE.

DESSA FORMA E FRUTO DESSA VALOROSA PESQUISA E SÓ O MESTRE ALFREDO BUZAID PODERIA SINTETIZAR A OBRA E LEGADO DO DIREITO ROMANO PARA O MUNDO.

CITAM-SE PAPINIANO,CUJA OPINIÃO TINHA FORÇA DE LEI,ULPIANO,PAULO,MODESTINO E GAIO. GRAÇAS " A LEI DAS CITAÇÕES " E  A LIÇÃO DOS GRANDES JURISCONSULTOS  DO SÉCULO III FOI POSSÍVEL O IMPERADOR JUSTINIANO ELABORAR O CÉLEBRE "CORPUS JURIS CIVILIS"QUE É A BASE DE TODO ARCABOUÇO JURÍDICO ROMANÍSTICO,INCLUSIVE DA ARGENTINA,PARAGUAI,BRASIL..HAJA VISTA QUE O CÓDIGO CIVIL ARGENTINO TEVE GRANDE INFLUÊNCIA DO JURISTA BRASILEIRO TEIXEIRA DE FREITAS.

ASSIM ENFOCA O MESTRE EM SUA OBRA: " NA FEITURA DESSE MONUMENTO JURÍDICO,VERDADEIRAMENTE GRANDIOSO,QUE REÚNE AS INSTITUIÕES ,O DIGESTO  E O CÓDIGO SOB O TÍTULO DE CORPUS JURIS CIVILIS,A ESCOLA DE BEIRUTE TEVE UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA E APRECIÁVAL PELA PENA DE SEUS MESTRES DORETEU,ISIDORO E ANATÓLIO.O IMPERADOR JUSTINIANO,SAGRADO À ADMIRAÇÃO DOS POVOS  PELA MARAVILHOSA OBRA LEGISLATIVA QUE LEGOU À  POSTERIDADE,TESTEMUNHOU SUA GRATIDÃO AOS PROFESSORES DE BEIRUTE, CAPITAL DO LÍBANO,MENCIONANDO-OS EXPRESSA E DIGNAMENTE EM VÁRIOS PREFÁCIOS".

MUTATIS MUTANDIS,PAPINIANO E ULPIANO ERAM FENÍCIOS,SENDO O PRIMEIRO NASCIDO EM HOMS,NA SÍRIA E O SEGUNDO EM TIRO.

REPRODUZO OS DIZERES DOS MESTRES ENFOCADOS E O MÉRITO É DELES.

CAMPO-GRANDE,MS,17 DE SETEMBRO DE 2021.

Jornal Midiamax