Pular para o conteúdo
Mundo

Viúva de Charlie Kirk diz perdoar assassino do marido

Erika Kirk afirmou que seu marido "queria salvar jovens, assim como aquele que tirou sua vida"
Agência Estado -
Erika Kirk (Foto: Reprodução/YouTube)

Erika Kirk, viúva do influente ativista conservador Charlie Kirk, discursou neste domingo, 21, durante uma cerimônia em a ele realizada em um estádio no Arizona, nos Estados Unidos. Ela disse perdoar o homem acusado de matá-lo – Kirk morreu ao ser baleado na semana passada.

Erika afirmou, em seu discurso, que, em meio à sua dor, estava encontrando conforto no fato de que seu marido deixou este mundo sem arrependimentos. “Meu marido, Charlie, queria salvar jovens, assim como aquele que tirou sua vida”, disse. Erika Kirk, que está assumindo a liderança do Turning Point. Ela acrescentou: “Eu o perdoo”.

O Turning Point, grupo fundado por Kirk para mobilizar jovens conservadores cristãos, tornou-se uma operação multimilionária sob sua liderança, com enorme alcance.

Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que encerrou a cerimônia, comentou que Charlie Kirk “não odiava seus oponentes” e “queria o melhor para eles”, um atributo que ele achava difícil de entender. “É nesse ponto que eu discordo de Charlie. Eu odeio meus oponentes e não quero o melhor para eles”, disse Trump. “Sinto muito, sinto muito, Erika.”

O serviço memorial para Kirk, a quem Trump credita um papel fundamental em sua vitória nas eleições de 2024, atraiu dezenas de milhares de pessoas, incluindo o vice-presidente JD Vance, outros altos funcionários do governo e jovens conservadores influenciados pelo agitador de 31 anos.

Retaliação

Trump culpou a “esquerda radical” pela morte de Kirk e ameaçou perseguir organizações liberais e doadores ou outros que ele considera estarem difamando ou comemorando a morte de Kirk.

Dezenas de pessoas, de jornalistas a e ao apresentador de programa noturno Jimmy Kimmel, enfrentaram suspensões ou perderam seus empregos, pois ativistas conservadores proeminentes e funcionários do governo têm como alvo comentários sobre Kirk que consideram ofensivos ou comemorativos.

A retaliação, por sua vez, acendeu um debate sobre a Primeira Emenda. Alguns oradores no memorial disseram que Kirk estava lutando contra o mal e se referiram a um vago “eles” como o inimigo. Outros foram diretos. “Vocês não têm ideia do dragão que despertaram, não têm ideia de como estaremos determinados a salvar esta civilização, a salvar o Ocidente, a salvar esta república”, disse o vice-chefe de gabinete da Casa Branca, Stephen Miller.

Kirk era um provocador que, às vezes, fazia declarações que alguns consideravam racistas, misóginas, anti-imigrantes e transfóbicas. Isso gerou reações negativas de conservadores que veem as críticas como uma seleção de alguns momentos específicos para insultar o legado de alguém que consideram um líder conservador inspirador.

Quem é o acusado pelo assassinato

Tyler Robinson, um homem de 22 anos de Utah, foi acusado de matar Kirk e pode pegar pena de morte se for condenado pelas acusações mais graves. As autoridades não revelaram um motivo claro para o tiroteio, mas os promotores dizem que Robinson escreveu em uma mensagem para sua parceira após o tiroteio que ele “estava farto” do ódio de Kirk. (Com informações da Associated Press)

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cemiterios recado

Cemitérios mandam recado importante a quem tem parentes enterrados em Campo Grande

VÍDEO: Chuva torrencial e ventos fortes causam estragos na fronteira de MS, nesta segunda

De acidentes a assassinatos, fim de semana termina com 18 mortes em Mato Grosso do Sul

Como está a energia elétrica na sua casa? Aneel avalia satisfação em 11 cidades de MS

Notícias mais lidas agora

MPMS viola resolução ao ‘esconder’ salário de membros, diz Transparência Brasil

‘Grande Barros’: amigos lamentam morte de bombeiro reformado durante jogo de futebol

Supercopa de Vôlei: tudo o que você precisa saber sobre o evento que vai parar Campo Grande

Chuva

Veio aí: Trazendo frente fria, chuva cai em pontos isolados de Campo Grande

Últimas Notícias

MidiaMAIS

VÍDEO: À espreita e de boca aberta, jacaré camuflado surpreende turistas durante flutuação em Bonito

Casal se assustou com presença de réptil escondido em meio a vegetação do Rio Sucuri

Publieditorial

Jamilson Name prestigia ato que marcou a entrada de Reinaldo Azambuja no PL

Deputado participou de ato ao lado do governador Eduardo Riedel e de outras autoridades

Transparência

Pavimentação e duplicação de rua em Itaporã vai custar R$ 14,1 milhões

Não há prazo para o início das obras

Polícia

VÍDEO mostra mulher pedindo socorro após namorado tentar afogá-la ao jogar carro em rio

Mulher fingiu estar morta e se escondeu em parte rasa do rio