Manifestantes espalhados por toda a França realizaram diversos protestos nesta quarta-feira (10), em sinal de revolta a movimentos políticos recentes no país. Quase 200 pessoas foram presas, segundo as autoridades.
Os manifestantes bloquearam o trânsito, queimaram latas de lixo e entraram em confronto contra a polícia. Cerca de 80 mil integrantes de forças de segurança moram mobilizados para conter os avanços. Assista:
🇫🇷‼️Protestos contra o governo paralisam Paris, rodovias foram fechadas por caminhões e tratores.
As Mobilizações se espalharam rápido, a França esta um caos, o povo não aguenta mais a corrupção. pic.twitter.com/UGfNsM7Ds0— Conservatism And Elegance 🇺🇲 (@ThayzzySmith) September 10, 2025
Os atos começaram após o primeiro-ministro, François Bayrou, perder um voto de confiança no Parlamento e renunciar o cargo na última terça-feira (9). O presidente francês, Emmanuel Macron, nomeou Sebastien Lecornu, ministro da Defesa da França, para ocupar o cargo.
Durante as manifestações, franceses se pronunciaram dizendo que o principal problema é o presidente, que deveria deixar o cargo. “Os ministros são um problema, mas é mais o Macron e sua maneira de trabalhar, o que significa que ele tem que sair”, disse um dos manifestantes.
O ministro do Interior, Bruno Retailleau, afirmou que incendiaram um ônibus em Rennes, no oeste da França. Já em Paris, a polícia disparou gás lacrimogêneo contra jovens que bloqueavam a entrada de uma escola. As autoridades também disseram que impediram cerca de mil manifestantes de entrar na estação de trem Gare du Nord.
*Com informações da CNN
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!