O Vaticano divulgou nesta quinta-feira (24) a imagem do projeto da lápide que marcará o túmulo do papa Francisco, que será sepultado no próximo sábado na Basílica de Santa Maria Maior, no centro de Roma. A lápide, feita de mármore da Ligúria — região do noroeste da Itália de onde vêm alguns dos antepassados do pontífice — trará apenas uma inscrição: Franciscus, a versão em latim do nome Francisco.
Segundo o Vatican News, o projeto também prevê a inclusão de uma reprodução da cruz peitoral usada pelo papa durante seu pontificado. A sepultura ficará localizada em um dos corredores laterais da basílica, próxima ao altar de São Francisco.
Santa Maria Maior é uma das quatro grandes basílicas papais da capital italiana. Construída no século V, a igreja é dedicada à Virgem Maria e guarda algumas das relíquias mais sagradas do catolicismo. Entre seus ilustres sepultados estão sete papas, incluindo Clemente IX, o último enterrado ali, em 1669, além do renomado arquiteto e escultor Gian Lorenzo Bernini, responsável pelas colunatas da Praça de São Pedro.
A escolha de Francisco por essa basílica tem forte valor simbólico. Devoto da Virgem Maria, Jorge Bergoglio costumava visitar o local antes e depois de cada viagem internacional. A igreja, situada na Colina Esquilina, pertence oficialmente ao Vaticano e tem importância histórica e espiritual para a Igreja Católica.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!