O túmulo do papa Francisco foi aberto para visitação na manhã deste domingo (27), um dia após o seu sepultamento. Fiéis, turistas e admiradores podem prestar suas homenagens ao pontífice na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, local que ele mesmo escolheu e expressou a vontade de permanecer após sua partida no último dia 21.
Francisco ficará perto de um ícone da Madona que ele reverenciava, porque, nas palavras do arcebispo que administra a basílica, reflete sua vida “humilde, simples e essencial”.
Hoje também será realizada a Santa Missa em sufrágio de sua alma.
O túmulo foi aberto para visitação no segundo dos nove dias de luto oficial pela morte de Francisco. Depois deste período, será realizado um conclave para eleger o próximo papa. Até o momento, nenhuma data foi definida, mas a expectativa é de que o processo comece a partir de 10 de maio.
Última despedida
No sepultamento, uma única rosa branca foi colocada sobre o túmulo com a inscrição “Franciscus” – o nome de pontífice de Jorge Mario Bergoglio. Várias pessoas passaram em fila, muitas fazendo o sinal da cruz ou tirando fotos com o celular.
Os cardeais que viajaram a Roma para o funeral do papa Francisco devem se reunir regularmente esta semana antes do conclave, enquanto começam a traçar um caminho a seguir junto à Igreja Católica de 1,4 bilhão de fiéis.
*Com informações da Agência Estadão