A Ucrânia lançou na noite de sábado (13) um ataque de drones contra a Rússia que atingiu a refinaria de petróleo de Kirishi, no noroeste do país, uma das duas maiores do território russo. O ataque provocou um incêndio nas instalações, que foi rapidamente controlado, segundo autoridades locais.
O Ministério da Defesa russo afirmou que pelo menos 361 drones foram abatidos por sistemas de defesa aérea, além de quatro bombas aéreas guiadas e um míssil de fabricação americana. Moscou não detalhou todas as regiões afetadas, publicou o g1.
Kirishi, responsável por cerca de 6,4% do refino de petróleo da Rússia, teve três drones destruídos na área, de acordo com o governador da região de Leningrado, Alexander Drozdenko. Ele informou que o incêndio foi contido e que não houve feridos.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, elogiou as forças armadas e os serviços especiais de Kiev pelos ataques de longo alcance. “As sanções mais eficazes, as sanções que funcionam mais rápido, são os ataques às fábricas de petróleo russas”, disse Zelensky, afirmando que essas ofensivas têm limitado a capacidade de Moscou de sustentar a guerra.
Enquanto isso, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu aos países da Otan que imponham “sanções severas” à Rússia e que parem de comprar petróleo russo. Ele também sugeriu tarifas de até 100% sobre produtos chineses para acelerar o fim do conflito.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.