Pular para o conteúdo
Mundo

Ucrânia ataca base aérea na Rússia em meio a maior ofensiva aérea de Moscou

Contra-ataque ocorre enquanto Moscou lança a maior ofensiva aérea desde o início da invasão
Agência Estado -
Imagem Ilustrativa

A Ucrânia afirmou neste sábado, 5, ter atingido uma base aérea na região de Voronezh, na . Segundo o Estado-Maior das ucranianas, a base de Borisoglebsk foi alvo de um ataque que teria destruído armamentos e ao menos uma aeronave. O contra-ataque ocorre enquanto Moscou lança a maior ofensiva aérea desde o início da invasão, com centenas de drones e mísseis disparados durante a noite.

Em uma publicação no Facebook, o Estado-Maior ucraniano disse que atingiu um depósito contendo bombas planadoras, uma aeronave de treinamento e “possivelmente outras aeronaves”, descrevendo a região como a “base” dos caças russos Su-34, Su-35S e Su-30SM. As autoridades russas ainda não se pronunciaram.

Os ataques a bases aéreas em território russo têm como objetivo enfraquecer a capacidade militar de Moscou e demonstrar que Kiev mantém poder de fogo para atingir alvos estratégicos de alto valor dentro da Rússia. No mês passado, a Ucrânia afirmou ter destruído mais de 40 aviões de guerra em um ataque surpresa com drones a aeródromos localizados no território russo.

A Rússia disparou 322 drones e chamarizes contra a Ucrânia durante a madrugada, segundo a força aérea ucraniana. Desses, 157 foram abatidos e 135 foram perdidos, provavelmente por terem sido bloqueados. De acordo com a força aérea, a região de Khmelnytskyi, no oeste da Ucrânia, foi o principal alvo do ataque. O governador Serhii Tyurin disse que não foram registrados danos, feridos ou mortes.

A Rússia vem intensificando seus ataques de longo alcance contra a Ucrânia. O país lançou seu maior ataque aéreo contra a Ucrânia desde o início da guerra durante a noite de quinta para sexta-feira, 4,. O de Kiev, Vitali Klitschko, disse que o número de pessoas mortas no ataque havia aumentado para duas. Outras 26 pessoas ficaram feridas.

A nova onda de ataques ocorreu depois que o presidente ucraniano Volodmir Zelenski disse na sexta-feira que teve uma ligação telefônica “muito importante e produtiva” com o presidente dos EUA, Donald Trump.

Segundo Zelenski, os dois líderes discutiram como as defesas aéreas ucranianas podem ser reforçadas, a possível produção conjunta de armas entre os EUA e a Ucrânia e os esforços mais amplos liderados pelos EUA para acabar com a guerra com a Rússia.

Perguntado por repórteres na noite de sexta-feira, 4, sobre a ligação, Trump disse: “Tivemos uma ligação muito boa, eu acho”.

Quando questionado sobre como encontrar uma maneira de acabar com a luta, Trump respondeu: “Eu não sei. Não posso lhe dizer se isso vai acontecer ou não”.

Os EUA interromperam algumas remessas de ajuda militar para a Ucrânia, incluindo mísseis de defesa aérea importantes. Os principais apoiadores europeus da Ucrânia estão avaliando como podem ajudar a suprir a falta de ajuda. Zelenski diz que estão em andamento planos para desenvolver a indústria doméstica de armas da Ucrânia, mas o aumento da escala levará tempo.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que abateu 94 drones ucranianos durante a noite entre sexta e sábado, além de outros 12 na manhã de sábado. Não foram registradas vítimas.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Além de Ana Castela, Kaio e Gabriel, Eduardo Costa e Jads e Jadson são confirmados na Expogenética

Jay-Z lidera Forbes e se torna o artista mais rico da música em 2025

Prefeitura de Campo Grande não confirma ataque hacker e garante que dados estão seguros

Surto de sarampo em países vizinhos leva campo-grandense a esperar 2 horas por vacina

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Discussão generalizada termina em tentativa de homicídio na Vila Popular

Últimas Notícias

Famosos

Luis Fernando Verissimo é velado em Porto Alegre, em cerimônia aberta ao público

Governador Eduardo Leite decretou três dias de luto oficial no Rio Grande do Sul em razão do falecimento do escritor

MidiaMAIS

Mulheres na Ciência: Documentário será exibido gratuitamente em Pub de Campo Grande

Produção audiovisual volta a Mato Grosso do Sul, após série de exibições no RJ e PE

Emprego e Concurso

Procurando emprego? Próxima semana inicia com 1,7 mil vagas em Campo Grande

Oportunidades são em várias áreas e exigem diferentes níveis de especialização

Trânsito

PRF flagra caminhoneiro com ‘rebite’ após 19 horas seguidas dirigindo entre MG e MS

Motorista percorreu 1,6 mil km entre os dois estados