O presidente Donald Trump cogita aceitar um avião de luxo doado pela família real do Catar, segundo a imprensa norte-americana neste domingo (11). O ‘presente’, apelidado ‘palácio no céu’, poderia substituir a aeronave presencial Air Force One, o avião oficial da presidência dos EUA.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
O Boeing 747-800 é estimado em 400 milhões de dólares (2,26 bilhões de reais). Isso o colocaria na posição de ativo mais caro doado por um governo estrangeiro aos Estados Unidos. Fontes indicam que a aeronave poderá ser transferida para a fundação da biblioteca do republicano após ele deixar o cargo na presidência norte-americana.
No entanto, a doação ao governo de Trump dever seu anunciada apenas na próxima semana, durante visita do presidente a Catar, sua primeira viagem internacional no segundo mandato.
O presente atende uma sugestão de Trump. Em fevereiro, após a Boeing prometer entregar dois aviões ao governo, mas não cumprir por estar imersa em problemas econômicos, Trump sugeriu que o novo avião presidencial poderia “vir de outro país”. Isso porque as aeronaves atuais estão em uso do governo desde 1990 e já são consideradas obsoletas por gerarem custos significativos de manutenção.
O ‘palácio do céu’ deve estar equipado com sistemas de comunicação de alta tecnologia, instalações médicas e um sofisticado sistema de defesa. Uma empresa estadunidense já teria sido contratada para adaptar o avião a essas exigências.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!