Pular para o conteúdo
Mundo

Trump impõe novas tarifas a 14 países a partir de 1º de agosto

Tarifas variam entre 25% e 40%
Agência Estado -
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. (Divulgação, Casa Branca)

O presidente dos EUA, Donald Trump, impôs nesta segunda-feira, 7, novas tarifas entre 25% e 40% para produtos importados de 14 países. As taxas passarão a valer a partir de 1 ° de agosto, segundo a Casa Branca. O anúncio, feito um dia após o republicano ameaçar com taxas de 10% nações que se alinharem ao Brics – o que inclui o Brasil -, mexeu com o mercado, com o dólar em alta em todo o mundo e as Bolsas americanas e brasileira em queda.

No começo da tarde, em publicação em sua , a Truth Social, o presidente americano disse que as novas tarifas seriam de 25% para Japão, , Malásia e Casaquistão; 30% para África do Sul; e 40% para Mianmar e Laos. Horas depois, ele anunciou taxas de 36% para Tailândia e Camboja; de 35% para Sérvia e Bangladesh; 32% para a Indonésia; 32% para a Bósnia; e 25% para a Tunísia.

Juntos, esses países representam por volta de 15% do que os EUA importam, com destaque para Japão (4,5% do total) e Coreia do Sul (4%). Os dois países são o segundo e o terceiro maiores exportadores de automóveis para os Estados Unidos, depois do México.

O anúncio do tarifaço foi feito por meio de uma série de cartas quase idênticas publicadas na rede social do presidente. Trump disse que os EUA “concordaram em continuar trabalhando com cada país”, apesar dos déficits comerciais.

“Infelizmente, nossa relação tem estado longe de ser recíproca”, escreveu ele, acrescentando que as tarifas propostas são apenas um ponto de partida. “Se, por qualquer motivo, vocês decidirem aumentar suas tarifas, qualquer que seja o valor que vocês escolherem, elas serão adicionadas” às taxas de importação do país, acrescentou o republicano.

Em abril, Trump anunciou uma tarifa básica de 10% sobre todas as importações dos EUA, bem como taxas mais altas sobre produtos de cerca de 60 países parceiros comerciais. Com a reação ruim do mercado, ele recuou e adiou o início da cobrança para amanhã. Ontem, porém, houve novo adiamento.

Segundo analistas, negociadores americanos têm encontrado mais obstáculos do que o presidente americano planejava para fechar novos acordos.

Segundo a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, agora as novas tarifas só passarão a valer no começo de agosto.

Autoridades do governo indicaram que o republicano deve anunciar nesta semana novos acordos. Até o momento, os EUA firmaram apenas dois pactos comerciais preliminares, com o Reino Unido e com o Vietnã, e em ambos os detalhes são escassos. Com a , os americanos conseguiram uma trégua para evitar retaliações tarifárias até que haja um novo acordo. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cadastro de condenados por violência doméstica é aprovado na Alems

Borrifação de inseticida contra Aedes aegypti percorre cinco bairros de Campo Grande

Vereadores de Campo Grande mantêm veto a emendas da LDO

‘Enterrar o Bolsonaro e o candidato ao governo do PL em MS’, critica Catan sobre evento no dia 12

Notícias mais lidas agora

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

Juíza condena seis por caso de roubo de propina flagrada na Vostok

Acompanhe AO VIVO: STF inicia julgamento de Bolsonaro e mais sete aliados

Vereadores do PT não veem outro caminho para Bolsonaro além da condenação

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Efeito Felca: Decisão da Justiça deixa pais de influenciadores mirins apreensivos em MS

Plataformas deverão remover publicações que evidenciem exploração de trabalho infantil artístico

Transparência

Juíza condena seis por caso de roubo de propina flagrada na Vostok

PM da reserva e despachante foragido estão entre condenados

Mundo

Em carta, quase 600 economistas defendem Lisa Cook e o BC dos EUA

Dirigente teve demissão anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no dia 25 de agosto, em uma decisão que está sendo contestada por ela na Justiça

Transparência

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

Promotor de Justiça foi flagrado até socializando com José Paleari durante jogo do Corinthians e converteu flagrantes em 'recomendação' para poupar o suposto amigo