Nesta segunda-feira, 14, Donald Trump se reuniu com Nayib Bukele, presidente de El Salvador, local onde fica o presídio que recebeu os milhares de imigrantes deportados dos Estados Unidos, sob alegação de terroristas, afirmações feitas por Trump.
Um dos deportados é Kilmar Abrego Garcia, deportado por engano pelo governo norte-americano. No último sábado, 12, a juíza Paula Xinis, emitiu uma ordem para que Garcia fosse liberto e os EUA fornecesse auxilio para o transporte.
Já o presidente de El Salvador afirmou hoje, 14, que com a recusa de Donald Trump sobre a ordem da juíza, o imigrante não será “devolvido” para os Estados Unidos.
“Como posso devolver ele para os Estados Unidos? Eu o contrabandeio de volta? Claro que não vou fazer isso”, afirmou Bukele a imprensa que estava no Salão Oval.
Em contrapartida, Trump criticou a pergunta feita por jornalistas e afirmou que não é a favor de libertar terroristas. O presidente norte-americano acusa Garcia de terrorismo sem provas.
Embora o próprio governo trumpista tenha alegado à Justiça erro na deportação de imigrantes, Trump alegou que Kilmar Garcia, imigrante salvadorenho é membro da facção MS-13 e ainda que o Judiciário não deve interferir no caso.
*Informações jornal UOL
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.