Um sargento brasileiro, que servia no Exército de Israel, morreu no sul da Faixa de Gaza. Ariel Lubliner, de 34 anos, foi convocado no dia do ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, quando cerca de 1.200 foram assassinadas e centenas foram sequestradas.
Com informações do Uol, a confirmação do óbito também foi divulgada hoje pelo ministro da Defesa israelense, Israel Katz, que divulgou nota sobre o caso. “Tem atuado desde então com dedicação para defender o Estado de Israel. Peço para abraçar sua família neste momento difícil, desejo uma recuperação total a todos os feridos e dou força aos nossos heroicos combatentes, no serviço regular, permanente e de reserva”.
No entanto, as circunstâncias da morte ainda estão investigadas pelo Exército de Israel, de acordo com a StandWithUs Brasil, entidade voltada aos estudos israelenses. Ariel pode ter sido morto por soldado aliado, pois investigação preliminar aponta que o disparo foi feito acidentalmente, de acordo com o jornal Times of Israel.
O sargento era e tinha uma filha de nove meses. “A morte representa não apenas uma perda imensa para sua família, mas também para todo o povo de Israel, que hoje soma 900 soldados caídos desde o início da guerra no enclave palestino”, lamentou a StandWithUS Brasil.
O sargento brasileiro foi para Israel há cerca de dez anos. Conforme segundo o Canal 12 de Israel, ele terminaria amanhã a missão mais recente na reserva e viajaria ao Brasil para férias.