Nesta quinta-feira (31), o porta-voz do Kremlin afirmou que o Brics não realiza políticas contra os Estados Unidos. Em entrevista na estatal do país, Dmitry Peskov falou ainda que o bloco de economias emergentes não tem como propósito ameaçar nenhuma nação.
O porta-voz russo foi incisivo ao defender não só Brasil, como também a Índia. Os dois países são fundadores do Brics e os que mais sofreram com as tarifas de Donald Trump. Peskov afirmou que o objetivo do Brics é a cooperação entre si, em áreas de interesse.
Donald Trump tem apresentado uma postura mais rígida com os países pertencentes ao Brics, após a última cúpula, realizada no Brasil. Segundo ele, os países são uma ameaça para a economia estadunidense. As ameaças de Trump não se restringem apenas aos países do Brics, mas sim a todos que tentam se aproximar do grupo.
Brasil e Índia, dos países do Brics, foram os que tiveram as maiores tarifas de Trump. Na quarta-feira (30), o Brasil foi tarifado a 50% pelos EUA. Nesta quinta-feira (31), a Índia, com 25%, visto que tem negociado energia e equipamentos militares da Rússia.
Tarifar os ditos países é uma forma de atacar de forma indireta a Rússia. Trump tem tentado negociar um cessar-fogo entre a Rússia e a Ucrânia, mas afirma que Putin, presidente russo, tem dificultado esse processo.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***