Pular para o conteúdo
Mundo

Rubio indicou María Corina Machado ao Prêmio Nobel da Paz antes de ser secretário de Trump

Indicação foi formalizada em uma carta enviada ao Comitê Norueguês do Nobel em 26 de agosto de 2024
Agência Estado -
Marco Rubio. (Foto: Michael Vadon/Wikimedia Commons)

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, indicou a líder da oposição da , María Corina Machado, ao Prêmio Nobel da Paz. Ela ganhou a honraria nesta sexta-feira, 10. A indicação foi formalizada em uma carta enviada ao Comitê Norueguês do Nobel em 26 de agosto de 2024, quando Rubio ainda era senador pela Flórida.

O documento também foi assinado por outros parlamentares republicanos, como Rick Scott, Mario Díaz-Balart, María Elvira Salazar, Michael Waltz, Neal Dunn, Byron Donalds e Carlos Gimenez. Na carta, eles afirmaram que raramente viram uma pessoa com “tanta coragem, altruísmo e firmeza moral” como María Corina. “Ela arriscou tudo para reacender o ânimo antes enfraquecido do povo venezuelano”, disseram.

A ganhadora do Prêmio Nobel da Paz foi descrita pelos republicanos como “um símbolo de esperança e resiliência”. “Seus incansáveis esforços em defesa de eleições livres e justas, além de sua atuação para denunciar as violações de cometidas pelo atual regime, representam exatamente os princípios que o Prêmio Nobel da Paz busca reconhecer”, escreveram.

Poucos meses após o envio da carta, Rubio foi escolhido como secretário de Estado do segundo governo de Donald Trump. O presidente americano fez uma campanha para se tornar o laureado do Prêmio Nobel da Paz deste ano, mas perdeu a disputa para a indicada de seu secretário.

O porta-voz da Casa Branca, Steven Cheung, reagiu a vitória de María Corina e afirmou em seu perfil no X que o “Comitê Nobel provou que prioriza a política acima da paz”. “Trump continuará fazendo acordos de paz, encerrando guerras e salvando vidas. Ele tem o coração de um humanitário, e nunca haverá ninguém como ele, capaz de mover montanhas com a força de sua vontade”, disse

Após o anúncio, a líder da oposição da Venezuela dedicou o prêmio a Trump “por seu apoio decisivo”. “Estamos no limiar da vitória e hoje, mais do que nunca, contamos com o presidente Trump, o povo dos Estados Unidos, os povos da América Latina e as nações democráticas do mundo como nossos principais aliados para alcançar a liberdade e a democracia”, disse María Corina em uma publicação no X.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Tios são condenados a 22 anos após trocar sobrinha por cesta básica em aldeia de Antônio João

VÍDEO mostra carro ao derrubar poste e ‘susto’ de motorista na Mato Grosso

“Não foi descuido”: conhecidos lamentam morte de Geziel, de 6 anos

Lula anuncia novo modelo de crédito imobiliário

Notícias mais lidas agora

Corrupção em família: arquiteta recebeu R$ 474 mil em esquema de ex-vice-prefeito

VÍDEO mostra carro ao derrubar poste e ‘susto’ de motorista na Mato Grosso

Final da Supercopa em Campo Grande terá reencontro de Mayhara contra seu ex-clube

Reaberta licitação de R$ 13 milhões para recapeamento de rua em Ribas do Rio Pardo

Últimas Notícias

Polícia

Homem inventou sequestro à polícia para enganar esposa após noitada no bar

Homem mentiu que foi levado por bandidos ao tentar recuperar uma motocicleta furtada no fim de semana

Cotidiano

‘Moreninha das Moreninhas’: Neta foi a 5ª moradora e hoje passa até 5 meses sem ir ao Centro

Aposentada chegou no bairro na década de 70, quando avistava pouquíssimas casas e muito mato

Cotidiano

Dourados mantém coleta de lixo neste final de semana, mas ecopontos ficarão fechados

Segundo a administração municipal, serviços de saúde seguirão o calendário normal de expediente.

Política

Deputado federal Vander Loubet é diagnosticado com câncer

Político, que está no sexto mandato, vai conciliar agendas com o tratamento