Pular para o conteúdo
Mundo

Rebeldes acusam Trump de ‘crime de guerra’

Os houthis afirmaram que estão preparados para um confronto
Evelyn Mendes -
Reprodução / X

Os rebeldes houthis classificaram os bombardeios dos Estados Unidos contra o lêmen como “crimes de guerra”. O número de mortos subiu para 24 após os ataques norte-americanos, segundo os houthis e uma TV afiliada comandada pelo grupo rebelde.

O presidente americano, Donald Trump, anunciou uma “ação militar decisiva e poderosa” contra o grupo. Um vídeo divulgado pelo governo dos EUA mostrou os caças decolando de um porta-aviões para atacar alvos no lêmen. As informações foram divulgadas pelo Comando Central dos EUA (Centcom) em uma publicação no X.

“Uma ataque americano-britânico teve como alvo um bairro residencial no norte da capital, Sanaa”, controlado pelos houthis, informou a emissora Al-Masirah. Até o momento, o governo britânico não confirmou bombardeios no lêmen.

Bombardeios deixaram 24 mortos e 23 feridos, segundo os houthis. O Ministério da Saúde do governo houthi informou que 13 civis foram mortos e nove ficaram feridos na capital Sanaa. Outros 11, incluindo quatro crianças e uma mulher, foram mortos e 14 ficaram feridos em um ataque dos EUA na província de Saada, no norte, noticiou a Al-Masirah.

Vídeos foram divulgados nas redes sociais após o ataque.

Os houthis classificaram os ataques como “crimes de guerra”. “A agressão não ficará sem resposta, e nossas iemenistas estão totalmente preparadas para responder à escalada com escalada”, disse o grupo em declaração divulgada na emissora Al-Masirah.

Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp

Navios de guerra e jatos dos EUA lançaram ataques em todo o lêmen, segundo o Whasington Post. A ação visa , locais de defesa aérea e pontos de lançamento de drones. A operação marca o início de uma campanha renovada para degradar as capacidades militares do grupo, informou a publicação.

No dia 11 de março, os houthis anunciaram que retomariam seus ataques contra barcos que considerassem vinculados a Israel no mar Vermelho. Uma demosntração de apoio aos palestinos da Faixa de Gaza.

O grupo rebelde apoiado pelo Irã, que controla grande áreas do lêmen, alegou que havia tomado a decisão porque Israel não havia permitido a retomada do fornecimento de ajuda à Faixa de Gaza, devastada por uma guerra entre Israel e o movimento islâmico palestino Hama. O fornecimento de ajuda doi bloqueado por Israel em 2 de março.

Os houthis no lêmen são definidos como rebeldes no Ocidente em virtude do apoio recebido pelo Irã. Ao longo dos últimos 10 anos, eles formaram a principal força militar e institucional do conflagrado país árave. Além disso, o grupo controla desde 2014 a capital Sanaa com todos os Ministérios e o Banco Central, bem como parte das regiões do centro e norte.

(Informações Portal UOL)

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Transferências cripto rápidas e privadas

Maioria do STF mantém prisão do ex-jogador Robinho

3ª edição da Corrida dos Poderes tem inscrições abertas nesta sexta

Secretário da Receita: campanha de fake news sobre Pix favoreceu crime organizado

Notícias mais lidas agora

Produtor campo-grandense que atuou com cantores famosos é investigado por ligação com o PCC

Família acredita que criminoso ofereceu doces para sequestrar e estuprar Emanuelly

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

loteria

Ninguém acerta e Mega-Sena pode pagar R$ 8 milhões

Últimas Notícias

Polícia

PRF apreende 703 Kg de maconha na BR-163

O preso disse ter pego o veículo com a droga em Dourados

Conteúdo de Marca

Pagamentos digitais no Brasil 2025

O ecossistema de pagamentos do Brasil entrou em uma nova fase.

Brasil

Defesa de Bolsonaro indica nove advogados para julgamento no STF

O julgamento será realizado pela Primeira Turma da Corte

Polícia

Adolescente é atendida em UPA com corpo incendiado

O caso foi registrado durante a quarta-feira na Depac