Pular para o conteúdo
Mundo

Putin reconhece culpa da Rússia em queda de avião da Embraer

Explosão com aeronave resultou na morte de 38 pessoas
Evelyn Mendes -
Reprodução/ X

O presidente da , Vladimir Putin, admitiu ser culpado da queda de avião da Embraer. A aeronave foi atingida por um míssil russo e explodiu próximo ao avião da Azerbaidjão Airlines em 2024, resultando na morte de 38 pessoas. Putin admitiu responsabilidade pela tragédia nesta quinta-feira (9), durante uma reunião com o presidente do Azerbaidjão, Ilham Aliyve.

Esta foi a primeira fez que Putin admitiu responsabilidade pelo desastre envolvendo um avião fabricado pela brasileira Embraer. O russo afirmou que as forças de defesa aérea da Rússia haviam lançado dois mísseis para destruir drones ucranianos na manhã do acidente, e que, por uma “falha técnica”, eles explodiram a apenas 10 metros da aeronave.

Na ocasião, um voo da Azerbaidjão Airlines que partiu de Baku com destino à Rússia teve seu pouso programado na cidade russa de Grozny desviado após problemas em seu GPS e uma aparente levar a uma “perda de controle” da aeronave.

Segundo Putin, controladores de tráfego aéreo aconselharam o piloto a tentar pousar na cidade russa de Makhachkala, mas ele tentou primeiro retornar ao aeroporto de origem e depois ao Cazaquistão, onde a aeronave caiu. O piloto até teria tentado aterrissar duas vezes, sem sucesso.

“Os dois mísseis disparados não atingiram diretamente o avião. Se isso tivesse ocorrido, ele teria caído imediatamente”, disse o presidente russo, que prometeu punir os responsáveis.

“A Rússia fará tudo o que for necessário para oferecer compensação e as ações de todos os responsáveis serão avaliadas legalmente”, acrescentou.

Desastre afetou relações entre Moscou e Baku

Aliyev, que havia acusado anteriormente a Rússia de tentar encobrir a verdadeira causa do acidente, agradeceu a Putin por fornecer “informações detalhadas sobre tragédia”, segundo comunicado divulgado pelo Kremlin.

Declarações iniciais da agência de transporte aéreo da Rússia após a queda sugeriam que o avião de passageiros fora forçado a desviar após uma colisão com pássaros.

As autoridades do Azerbaijão, por outro lado, afirmavam que o jato Embraer 190 havia sido derrubado por fogo russo. Dias depois da queda, Putin pediu desculpas pelo que chamou de “incidente trágico”, reconheceu que ataques aéreos aconteciam naquele momento, mas não admitiu responsabilidade.

A controvérsia abalou os laços antes próximos entre Moscou e Baku, com o Azerbaijão se aproximando cada vez mais dos EUA. As relações se deterioraram ainda mais após a polícia russa prender azerbaijanos suspeitos de terrorismo, e as forças de segurança do Azerbaijão prenderem supostos traficantes de drogas russos.

Putin expressou esperança de superar a tensão entre os países e reconstruir laços. “Espero que nossa cooperação não apenas seja restaurada, mas continue no espiríto de nossas relações e de nossa aliança”, disse.

Aliyev e Putin estiveram reunidos em uma agenda bilateral no Tajiquistão, onde participavam de uma cúpula de países da antiga União Soviética.

*Informações UOL

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ex-servidora da Agesul joga culpa em engenheiro por licitação direcionada a Patrola

Drogas que seriam enviadas pelos Correios são apreendidas pela polícia em Campo Grande

tce-ms licitação

TCE-MS aponta irregularidade em licitação e contrato milionário de Dourados

Cão farejador encontra mais de 4,5 kg de drogas em agência dos Correios de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Ex-servidora da Agesul joga culpa em engenheiro por licitação direcionada a Patrola

Perícia analisa digitais deixadas por ‘barbudo’ em explosivo no Terminal Morenão: o que se sabe

radares

Notou a falta de radares? Campo Grande inicia substituição de aparelhos em 30 dias

Fã de cerveja, campo-grandense nem pensa em deixar bares após crise do metanol

Últimas Notícias

Política

Nelsinho diz que acordo da União Europeia com Mercosul é ‘fundamental para alavancar economia’

O presidente do Senado da Itália compareceu ao Senado brasileiro

Polícia

Corpo de jovem é encontrado em córrego do bairro Guanandi

Moradora diz ter ouvido barulho de tiro minutos antes

Cotidiano

Voltada à prevenção de câncer, Campo Grande recebe carreta da Saúde da Mulher nesta sexta-feira

Cerimônia de abertura irá ocorrer no Aero Rancho, às 10h; Atendimentos agendados previamente terão início às 14h

Esportes

Ainda em busca de patrocínios, Pantanal Vôlei confirma participação na Superliga B

Vaga foi conquistada após terceira posição conquistada na etapa final da Superliga C, realizada em Salvador-BA, neste mês de outubro