Pular para o conteúdo
Mundo

Primeiras declarações do Papa Leão XIV são elogiadas por líderes mundiais

Novo pontífice pediu pela paz "desarmada e desarmante"
Agência Estado -
Robert Francis Prevost, o Papa Leão XIV. (Reprodução, Vatican News)

Líderes de todo o mundo comentaram a escolha do cardeal Robert Prevost. O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, e o presidente russo, Vladimir Putin, falaram em “momento significativo”, “apoio moral” e “diálogo construtivo”. Já o presidente de Israel, Isaac Herzog, expressou o desejo de “melhorar o relacionamento” entre seu país e o Vaticano. O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a “continuidade ao legado do papa Francisco”.

Durante seu discurso, Leão XIV pediu pela paz “desarmada e desarmante”, além da ajuda dos fiéis em meio às guerras na Ucrânia e em Gaza. Para Lual, “não precisamos de guerras, ódio e intolerância”. “Precisamos de mais solidariedade e mais humanismo. Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo. Que o papa Leão XIV nos abençoe e nos inspire na busca permanente pela construção de um mundo melhor e mais justo”, afirmou.

Em um comunicado emitido pelo Kremlin, o presidente russo disse confiar “que o diálogo construtivo e a cooperação entre a e o Vaticano continuem se desenvolvendo com base nos valores cristãos que nos unem”. Já o líder da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, pediu o apoio de Leão XIV na guerra contra a Rússia. “Neste momento decisivo para o nosso país, esperamos o apoio moral e espiritual contínuo do Vaticano para restaurar a justiça e alcançar uma paz duradoura. Desejo a Sua Santidade Leão XIV sabedoria, inspiração e força – tanto espiritual quanto física – para cumprir sua nobre missão.”

O presidente israelense Isaac Herzog, após falar no desejo de melhor relação entre Israel e o Vaticano, defendeu o “fortalecimento da amizade entre judeus e cristãos na Terra Santa e ao redor do mundo”. “Que seu papado seja um período de construção de pontes e entendimento entre todas as crenças e povos. Que possamos ver o retorno imediato e seguro dos reféns ainda mantidos em Gaza e uma nova era de paz em nossa região e em todo o mundo”, disse.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, publicou um comunicado nas redes sociais parabenizando o novo papa. “Desejamos que seu pontificado seja guiado pela sabedoria e pela força, enquanto ele lidera a comunidade católica e inspira o mundo por meio de seu compromisso com a paz e o diálogo”, escreveu. A Casa Real espanhola também emitiu um comunicado elogiando o apelo de Leão XIV pela paz. “(Seu pedido) nos inspira, nos encoraja e reflete os desejos e sentimentos mais profundos do povo espanhol”, afirmou. Sobre o mesmo tema falou a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum. “Reafirmo nossa convergência humanista em prol da paz e da prosperidade.”

Também a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni elogiou o chamado de Leão XIV “à paz, à fraternidade e à responsabilidade” “Um legado espiritual que segue o caminho traçado pelo papa Francisco e que a olha com respeito e esperança”, escreveu.

Mazelas

O primeiro-ministro britânico Keir Starmer falou em um “novo capítulo” para a liderança da Igreja Católica. “Como o papado de Francisco mostrou, a Santa Sé tem um papel especial para unir pessoas e nações para tratar as maiores mazelas dos nossos tempos; especialmente em relação às mudanças climáticas, redução da pobreza e promoção da paz e da justiça ao redor do mundo”, disse.

“Uno-me aos católicos do Canadá e de todo o mundo para felicitar o Cardeal Robert Francis Prevost pela sua eleição como papa. A fumaça branca que se eleva sobre a Capela Sistina assinala o início de um novo papado, um momento de renovação, esperança e unidade para mais de um bilhão de fiéis em todo o mundo. Este é um momento histórico para a comunidade católica e para todos aqueles que buscam a orientação do Vaticano”, disse o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney. “Em um momento de profundos desafios globais, que seu pontificado seja marcado pela sabedoria, pelo discernimento, por um profundo compromisso com o bem comum e pela dignidade de todos.”

Javier Milei, presidente da , disse esperar “um novo capítulo” para a Igreja. “Mais do que nunca, esperamos que a voz do papa ressoe com força na defesa dos pilares que sustentaram a civilização: a vida, como dom principal; a liberdade, como dom sagrado do Criador; e a propriedade privada, como fundamento da responsabilidade pessoal e do desenvolvimento dos povos”, disse.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional