Pular para o conteúdo
Mundo

Paraguai retira candidatura de chanceler ao comando da OEA

Eleição está programada para o dia 10 de março
Evelin Cáceres -

O retirou na quarta-feira (5) a candidatura de seu chanceler, Rubén Ramírez, ao cargo de secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos), anunciou o presidente Santiago Peña em um comunicado.

“Decidi retirar a candidatura do ministro das Relações Exteriores, Rubén Ramírez Lezcano, um diplomata de longa trajetória e de merecido prestígio não apenas regional, mas mundial”, afirmou o chefe de Estado.

“Nos últimos dias e de forma abrupta e inexplicável, o Paraguai foi informado por países amigos da região, com os quais compartilhamos um espaço e história comuns, que modificaram seu compromisso inicial com nosso país e decidiram não acompanhar finalmente a proposta”.

Em pouco mais de 24 horas, Brasil, Bolívia, Chile, , , , Equador e República Dominicana anunciaram que apoiarão a candidatura do chanceler do Suriname, Albert Ramdin, que também recebeu o respaldo da Caricom (Comunidade do Caribe).

Peña expressou no comunicado que o objetivo da candidatura de Ramírez era “recuperar a relevância institucional da OEA, acima de interesses particulares e de ideologias”.

“Nesta visão, não cabe a separação de povos irmãos por questões ideológicas conjunturais, e sim a luta por valores, princípios e ideais que fazem nosso continente tão único”, expressou.

A eleição do sucessor do uruguaio Luis Almagro à frente da OEA, com mandato de cinco anos, está programada para 10 de março.

O surinamês Ramdin é o único aspirante ao cargo, mas existe a possibilidade de que outro nome seja apresentado até o último minuto. Para conseguir o cargo, são necessários pelo menos 18 votos do bloco, integrado por 34 membros.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idoso diz ser do ‘Comando do Exército’ e é preso por tentar estuprar menina em Campo Grande

Governo autoriza uso da Força Nacional em terras indígenas no Amazonas

Moraes compromete confiança na Justiça em julgamento de Bolsonaro, avalia deputado

Vai viajar? BR-163 tem cinco trechos interditados neste início de semana

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

Julgamento de Bolsonaro e mais réus: confira horários e como assistir em Mato Grosso do Sul

Suspeito de matar filho de policial, ‘Rato’ é investigado por agiotagem e venda de armas

cybertruck elon musk inferninho 2

VÍDEO: Cybertruck de ‘Elon Musk’ dá rolê no Inferninho e deixa visitantes pasmos: ‘tá de brincadeira’

conta

Cuidado com o bolso: bandeira vermelha 2 na conta de energia segue em vigor em setembro

Últimas Notícias

Brasil

Como era o plano de fuga de Hytalo Santos e o marido: polícia detalha ações

Defesa de Hytalo e de Euro afirma que eles são inocentes

Política

Julgamento de Bolsonaro implica na democracia e na liberdade de expressão, avalia Catan

Bolsonaro e outros sete réus são julgados na investigação que apura tentativa de golpe de Estado deflagrada em 8 de janeiro de 2023

Cotidiano

Abram as janelas: fumacê percorre nove bairros de Campo Grande nesta segunda

O fumacê é usado para conter a proliferação do mosquito da dengue

Trânsito

‘Por que se foi tão cheia de vida?’: amigos e familiares lamentam morte de casal de MS em acidente em SP

Casal era de Campo Grande