Pular para o conteúdo
Mundo

Papa volta a definir ‘família’ como casamento entre ‘um homem e uma mulher’

A declaração foi dada em sua primeira entrevista completa desde que assumiu o pontificado
Da Redação -
Papa Leão XIV (Reprodução, Instagram)

A união entre um homem e uma mulher. Ele já havia falado sobre o tema em um discurso de maio. A declaração foi dada em sua primeira entrevista completa desde que assumiu o pontificado, publicada nesta quinta-feira (18) em uma nova biografia da jornalista americana Elise Ann Allen.

O pontífice afirmou que, assim como o seu antecessor, o papa Francisco, concebe a “família” como “um homem e uma mulher em compromisso solene, abençoados pelo sacramento do matrimônio”. As informações são do site Crux.

“A família é pai, mãe e filhos. Acredito que o papel da família na sociedade, que por vezes sofreu nas últimas décadas, precisa ser reconhecido e fortalecido novamente”, disse ele. Ele reafirmou em alto e bom som que a “polarização” que divide a sociedade moderna se deve, em parte, ao fato de muitos terem crescido em uma “dinâmica familiar precária”.

Papa Leão XIV e a ordenação de mulheres

O papa Leão XIV reafirmou uma mensagem de acolhimento da Igreja a todos, inclusive à comunidade LGBTQ+, mas afastou mudanças doutrinárias sobre casamento ou ordenação de mulheres. Ele, no entanto, destacou que pretende ampliar a presença feminina em cargos de liderança.

Na conversa, segundo o Gazeta do Povo, o pontífice abordou temas centrais da agenda global e da Igreja, como a guerra a crise humanitária em Gaza, as relações com a , o papel das mulheres, o acolhimento à comunidade LGBTQ+, os casos de abuso sexual, a situação financeira do Vaticano, a reforma da Cúria, a inteligência artificial e a proliferação de fake news. Ele disse que enxerga sua missão como a de “construir pontes e evitar a polarização”.

Papa Leão XIV fala sobre Gaza e Chinais

Sobre Gaza, o papa Leão XIV expressou “grande preocupação” com a situação dos civis, em especial das crianças, e pediu esforços internacionais para garantir ajuda humanitária. Questionado sobre o uso do termo “genocídio”, ele afirmou que a Santa Sé, por enquanto, não fará uma declaração oficial, mas reconheceu que grupos de já levantam essa classificação.

Em relação à China, Leão XIV disse que continuará o diálogo iniciado por seus antecessores, buscando respeitar a cultura e as dificuldades enfrentadas por católicos locais. Já sobre os Estados Unidos, país de origem do pontífice, ele declarou que não pretende se envolver em disputas partidárias, mas destacou a necessidade de diálogo entre a Igreja americana e a política nacional.

Os desafios do Vaticano segundo o Papa Leão XIV

Ao tratar da crise de abusos sexuais, reconheceu que se trata de uma “ferida profunda” e defendeu o respeito absoluto às vítimas, ao mesmo tempo em que lembrou a necessidade de proteger a presunção de .

Na área administrativa, destacou avanços nos mecanismos de controle financeiro, mas alertou para desafios como o fundo de pensão dos funcionários e a dependência das receitas dos Museus Vaticanos. Ele também prometeu combater a mentalidade de “silos” dentro da Cúria, que limita a comunicação e a governança.

O pontífice criticou o uso político da liturgia tradicional, classificou as fake news como “destrutivas” e alertou para os riscos da inteligência artificial, que, segundo ele, pode ser conduzida por interesses econômicos sem o devido respeito à dignidade humana.

Leão XIV encerrou dizendo que encara sua missão com serenidade: “Estou aprendendo muito e me sinto desafiado, mas não sobrecarregado”.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Suspeito de estupro de crianças é espancado e tem casa incendiada no Dom Antônio Barbosa

Protestos contra a PEC da Blindagem se espalham pelo Brasil; confira imagens

presidente do PL, Valdemar Costa Neto... Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/cartaexpressa/presidente-do-pl-sobe-o-tom-em-nova-troca-de-farpas-com-eduardo-bolsonaro-nao-tem-votos/. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo corajoso e transparente de CartaCapital vivo e acessível a todos

Presidente do PL dá aval a Bolsonaro sobre palpites nas futuras candidaturas em MS

A Fazenda 17: Carol Lekker revela a peoa que é a infiltrada: ‘Não quero te enganar’

Notícias mais lidas agora

MP pede para juiz seguir com processos sobre mau cheiro da JBS no Nova Campo Grande

bets bolsa família

Ministério da Fazenda e Conar assinam acordo para fiscalizar publicidades de bets

Homem de 58 anos tem mal súbito e morre durante jogo de futebol em Campo Grande

Foto: Reprodução/ @palistachio

Reino Unido e Austrália se juntam ao Canadá e reconhecem formalmente Estado palestino

Últimas Notícias

Polícia

Homem é preso suspeito de atirar em carro de sobrinha em Dourados

O crime aconteceu em uma lanchonete de Dourados

Emprego e Concurso

Prazo para inscrições de processo seletivo em Paranaíba termina nesta segunda-feira

No total, serão disponibilizadas quatro vagas para de nível superior

Cotidiano

Estouro de vidro temperado: saiba como prevenir acidentes e quais os direitos do consumidor

Apesar de seguro e resistente, material pode sofrer estouro espontâneo

Esportes

Brasil e Venezuela decidem Sul-Americano feminino sub-17 de vôlei

Final será neste domingo, a partir das 19h30