Fumaça preta mais uma vez. Na manhã desta quinta-feira (8), duas votações ocorreram para eleição do novo Papa, mas não chegaram a um resultado definitivo.
A primeira votação do dia foi feita por volta das 4h30 (horário de MS), e só seria emitida fumaça caso fosse eleito um novo pontífice. Como nada ocorreu, significa que não houve consenso.
Já por volta das 6h, outra rodada aconteceu, e mais uma vez foi emitida a fumaça preta na Capela Sistina, indicando que nenhum cardeal recebeu ao menos dois terços dos votos. Agora, as rodadas serão retomadas às 11h30, e se for preciso, ainda será realizada mais uma às 13h.
Se não houver consenso até o quarto dia de votação (no sábado, dia 10), é feita uma pausa para oração e conversa entre os cardeais. As votações retornam no sexto dia e seguem até o 12º, caso necessário.
Após 12 dias e 34 votações, a escolha passa a ser apenas entre os dois mais votados do 34º turno. No entanto, ainda serão necessários dois terços dos votos para eleger um novo Papa.
Entenda
O resultado da eleição por um novo Papa é tradicionalmente divulgado por meio da fumaça emitida pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano.
Quando a cor for branca, significa que os eleitores chegaram a um consenso, e um dos cardeais recebeu ao menos dois terços dos votos, sendo eleito novo pontífice.
Caso contrário, a fumaça emitida é de cor preta, indicando que será necessária outra rodada de votação.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!