Em sua segunda aparição pública após ser eleito na última quinta-feira (8), o Papa Leão XIV pediu uma paz justa e duradoura na Ucrânia e um cessar-fogo imediato em Gaza, com a libertação de reféns e o envio de ajuda humanitária neste domingo (11). Esta foi a primeira oração dominical dele como pontífice, na qual se dirigiu a cerca de 100 mil fiéis que se reuniram na Praça São Pedro, no Vaticano.
O papa recordou o fim da Segunda Guerra Mundial há 80 anos e citou o Papa Francisco ao denunciar a quantidade de conflitos que assolam o mundo atualmente, chamando a situação de uma “terceira guerra mundial em pedaços”. “Nunca mais guerra!”, disse da sacada da Basílica de São Pedro.
Leão XIV também destacou que hoje é celebrado o Dia das Mães em muitos países e desejou um feliz dia a todas as mães, “incluindo aquelas que estão no céu”.
Mais cedo, o novo papa celebrou uma missa privada próximo ao túmulo de São Pedro com o superior de sua ordem agostiniana, o Reverendo Alejandro Moral Anton. A missa aconteceu nas grutas sob a Basílica de São Pedro, local tradicional de sepultamento do apóstolo considerado o primeiro papa.
*Com informações da Agência Estadão