Pular para o conteúdo
Mundo

Mais de 200 chefes de Estado devem comparecer ao funeral do papa Francisco

Sistema de segurança do Vaticano e da Itália foi reforçado
Agência Estado -
Velório do Papa Francisco / Reprodução Vaticano

O funeral do Francisco será sábado às 5 horas, pelo horário de , na Praça de São Pedro, antes do sepultamento no mesmo dia na Basílica de Santa Maria Maggiore de Roma, anunciou o Vaticano. Mais de 200 chefes de Estado são esperados, incluindo o americano e o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

Toda a segurança do Vaticano e da está em alerta. A Santa Sé já havia ampliado o corpo de vigilância por causa do aumento do fluxo de visitantes com o Jubileu, que a cada 25 anos convida pessoas de todo o mundo a passar pelas portas santas em Roma. Além disso, a canonização do beato Carlos Acutis, prevista para domingo e suspensa, também já atraía centenas de famílias, incluindo adolescentes e jovens.

O chefe do Departamento de Proteção Civil de Roma, Fabio Cicilliano, coordena as ações de segurança. Há planos específicos para terminais de transporte, incluindo os principais aeroportos.

O corpo do pontífice será transportado ainda nesta quarta-feira, 23, da Capela da Casa Santa Marta para a Basílica de São Pedro, para as despedidas dos fiéis. A confirmação das datas aconteceu durante o primeiro encontro de cardeais após a morte do papa, que reuniu mais de 60 prelados para definir os detalhes dos atos fúnebres.

De acordo com o planejamento, após um momento de oração, presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja, terá início a transladação nesta quarta. A procissão passará pela Praça de Santa Marta e pela Praça dos Protomártires Romanos; do Arco dos Sinos, sairá para a Praça de São Pedro e entrará na Basílica do Vaticano pela porta central. No Altar da Confissão, o cardeal camerlengo presidirá a Liturgia da Palavra, ao fim da qual terão início as visitas ao corpo do papa.

Primeiras imagens

As primeiras imagens do corpo de Francisco foram divulgadas. Nelas é possível observar o caixão de madeira, o papa com vestes vermelhas e sua mitra episcopal. O secretário de Estado do Vaticano aparece rezando pelo papa.

Embora o pontífice tenha escolhido um ritual fúnebre simples, símbolos litúrgicos tradicionais estão sendo mantidos, como destaca Dalton Luiz de Paula Ramos, professor da USP e membro da Pontifícia Academia Pro Vita (de ciências do Vaticano) por 20 anos. “Os sinais, os símbolos, remetem a uma realidade, lembrando algo já experimentado.”

Um dos exemplos é a casula (veste) vermelha de Francisco. “O vermelho remete ao sacrifício de Cristo, ao amor de Cristo. É o amor que redime”, diz Ramos. Por vontade expressa de Francisco, seu corpo foi colocado em um caixão simples de madeira e zinco – pontífices anteriores usaram três diferentes caixões.

Na cabeça dele está a mitra, chapéu de ocasiões solenes. Seu formato triangular aponta para o céu e remete à autoridade papal, que vem do alto. A estola branca (palium) faz referência à atividade pastoril. Foi produzida, como manda a tradição, com a lã de cordeiros dos monges da Abadia de Três Fontes, em Roma, e tecida pelas freiras de clausura de Santa Cecília, em Trastevere.

No dedo anelar da mão direita, Francisco usa o anel de prata que carrega desde Buenos Aires. É o seu anel original, de bispo. O “anel de pescador”, que Francisco recebeu no início do seu pontificado, será quebrado para simbolizar o fim de seu poder temporal.

Entre os dedos, Francisco traz o terço de Nossa Senhora Aparecida. Em visita ao Brasil em 2013, ele foi à Basílica Nacional. Diante da imagem, ele se referia à santa como “minha mãe”.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
santa casa hospitais

Idoso morre nove dias após colidir bicicleta elétrica em carro em São Gabriel do Oeste

Ressarcimento INSS: devolução começa dia 24 para quem aderir a acordo até segunda

‘Terapia’ pelo ChatGPT: por que buscar ajuda emocional com robô pode ser perigoso

Vence licença de Eduardo Bolsonaro, que está nos EUA desde fevereiro

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Sob gestão de Papy, Câmara de Campo Grande aumenta gastos e diminui resultados

Perigo oculto: infecções em dedos e unhas geram alerta a médicos e profissionais de estética

Últimas Notícias

Polícia

Motociclista perde controle de direção e fica em estado grave na Capital

Ondulação no asfalto causou o acidente no bairro Silvia Regina

MidiaMAIS

Escrita em MS há mais de 20 anos, carta é símbolo de amizade que começou na infância

Amigas de infância, Patrícia e Rosana encontraram carta escrita em 2003

Esportes

Em clássico do Brasileirão, Flamengo e Fluminense se enfrentam no Maracanã

Flamengo e o Fluminense se enfrentam no Maracanã pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro

Transparência

MP afirma que esquema de corrupção de Claudinho Serra age ‘até os dias atuais’

Procuradora do MP pede que Justiça mantenha investigados sob monitoramento da tornozeleira eletrônica