O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou, em discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que passou brevemente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos corredores da sede da ONU nesta terça-feira (23) em Nova York e que os dois concordaram em marcar uma reunião. “Lula e eu nos abraçamos e concordamos em nos encontrar”, disse, confirmando que o encontro ocorrerá na próxima semana.
Apesar do gesto diplomático, Trump fez críticas ao Brasil. Ele afirmou que o País “enfrenta grandes tarifas por tentar censurar cidadãos americanos” e acusou o governo brasileiro de “perseguir opositores políticos nos EUA”. O republicano contou que passou por Lula ao subir ao púlpito e “não imaginava falar isso sobre o Brasil”, mas defendeu que medidas tarifárias são um “mecanismo de defesa para os americanos” e uma forma de “garantir a soberania dos EUA”.
Trump reiterou que seu governo busca “acordos comerciais justos e recíprocos com todos os países do mundo”, mas deixou claro que continuará a usar tarifas como instrumento de pressão quando considerar os interesses dos EUA ameaçados.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!