Pular para o conteúdo
Mundo

Leão XIV foi criticado por acolher padre acusado de abuso sexual de crianças

Episódio aconteceu nos anos 1990
Evelyn Mendes -
Robert Francis Prevost , novo papa (Vaticano)

O norte-americano, Leão XIV, se envolveu em uma polêmica nos anos 1990. Na época, ele acolheu um padre acusado de abuso sexual de crianças nos Estados Unidos.

Robert Prevost, como era seu nome antes de se tornar papa, era membro da Ordem de Santo Agostinho e foi missionário no em 1980. Quase duas décadas depois, Prevost se mudou para os Estados Unidos para chefiar a organização agostiniana em Chicago, sua cidade . Dois anos após assumir o cargo, ele permitiu que o padre James Ray, também agostiniano, morasse em uma residência em Chicago, local que era próximo a uma escola, o pároco na época era acusado de abuso sexual de crianças.

A escola, no entanto, que também era administrada pela igreja católica, não sabia da presença do padre nas proximidades.

O padre James Ray já tinha sido afastado pela igreja católica. Na época, a Igreja julgou as acusações suficientes para tomar a medida. Em 2002, o padre se mudou para outra residência, após a igreja católica endurecer as regras no tratamento com religiosos envolvidos com abuso sexual.

O novo Papa também se envolveu em outra polêmica envolvendo abuso, dessa vez no Peru. Ele foi acusado de acobertar denúncias de três freiras, que alegaram que haviam sido vítimas de abuso.

A diocese de Chiclayo, no entanto, afirmou que não houve acobertamento e que o agora papa, aconselhou que a freiras procurassem a polícia.

As freiras seguiram o aconselho, porém o caso não seguiu adiante no Judiciário, com argumentos de que o tempo entre o fato e a denúncia eram distantes demais. O processo foi arquivado pela Justiça peruana.

*Informações Folha de S. Paulo

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime